Vinculados ao rádio, os spots são formatos de publicidade que são realizadas em poucas palavras. Com uma duração em que muitos casos não ultrapassam os 30 segundos, mas em determinados casos podem ser 60 ou 90 segundos.
Dependendo do conteúdo que está sendo anunciado e os custos que estão vinculados a estação de rádio, do mesmo modo que o horário que irá circular.
Este formato de anúncio pode ser escolhido por qualquer segmentação de mercado, desde uma loja de impressão digital em camisetas de algodão até mesmo um empreendimento que está estabilizado há anos no mercado.
Com a competição cada vez maior dentro do mercado, buscar por formas de anúncios que possam aumentar a presença da marca e torná-la atrativa para o cliente é essencial para um bom desenvolvimento.
E quando se tem uma percepção de como o consumidor se comporta, a chance dos anúncios serem elaborados de um modo mais assertivo aumentam consideravelmente.
O que leva os spots em rádios a oferecerem uma base de notoriedade ao negócio é porque se trata de um meio diversificado de propagar a marca e fazer com que os possíveis consumidores que ouvem este formato de comunicação sejam atraídos.
Por isso, é fundamental que os anúncios em spots sejam compreendidos e conhecidos de antemão para que seus resultados estejam alinhados ao que uma empresa de monitoramento 24hs deseja.
Para que, com este conhecimento, as dicas e ações em torno dos spots possam ser bem elaboradas de forma assertiva fazendo com que deste modo, o crescimento da empresa dentro do seu mercado de atuação seja aprimorado.
Vantagens de utilizar o spots em anúncios
Caso um empreendimento decida anunciar para os ouvintes sobre um pet shop próximo a uma área comercial, o spot oferece algumas vantagens podendo-se apontar:
- Amplo alcance;
- Atração do ouvinte;
- Agilidade para anúncios;
- Investimento com acessibilidade.
O formato de comunicação de rádio oferece um amplo alcance, o que é algo positivo quando se trata de anunciar por meio deste canal. Com uma presença marcante, pode-se encontrar o rádio tanto fora quanto dentro de uma residência ou local comercial.
Fazendo parte de momentos que são desde o lazer até mesmo o trabalho, o que é algo essencial quando se trata de anúncios, uma vez que nestes momentos a atenção do ouvinte é captada. O que também contribui para outras estratégias de marketing.
Isso porque, ao se ter uma captação do perfil do ouvinte em determinados dias e períodos, a empresa compreende um pouco mais sobre os seus comportamentos.
E por serem de uma curta duração, é importante que o anúncio gere gatilhos e desperte a curiosidade para que, posteriormente, o ouvinte possa se transformar no futuro consumidor.
Quanto maior for a atração do ouvinte, mesmo que de um modo mais ágil, melhores se transformam os resultados que serão apresentados futuramente ao empreendimento em relação às vendas ou a conversão de consumidores.
Outro ponto vantajoso em torno dos spots é em relação a agilidade no momento de anunciar. Sendo menores que outras campanhas de marketing, o tempo de duração é algo benéfico por ter menos material a ser editado.
Dando, assim, um direcionamento mais profundo e que proporciona ao ouvinte uma maior certeza no que está sendo anunciado, algo positivo quando se lida com uma concorrência cada vez maior dentro do mercado.
E com essa agilidade de anúncio, o investimento para estes também se transforma em algo mais acessível para que uma empresa de vigilante patrimonial feminina possa anunciar dentro da rádio.
Uma vez que veículos de grande massa e envolvendo mídias audiovisuais como a televisão possuem custos maiores, que podem elevar o anúncio e todas as ações financeiras do empreendimento.
E como o preço está relacionado com o horário ou outros pontos internos do veículo de comunicação, os spots podem ter leves alterações de um para o outro e por isso, quanto mais o empreendimento souber os detalhes melhores se transformam os resultados.
Captar e conquistar consumidores em grande escala é fundamental para que se tenha um bom desenvolvimento e a conquista dos resultados que são desejados. Fazendo com que, assim, o crescimento seja constante.
Dicas para anunciar em spots e ter sucesso
Como uma forma de proporcionar que uma empresa tenha sucesso, algumas dicas durante a formulação dos spots podem contribuir com este resultado e intensificar ainda mais a procura por uma clínica veterinária próximo de mim após o anúncio.
Roteiro de qualidade
O roteiro é um dos principais pontos quando se trata de anúncios em meios de comunicação sonoros. Uma vez que será este roteiro que ajudará a guiar as ações e o que será dito no anúncio.
Um bom roteiro também contribui para que a empresa saiba se o anúncio está ou não ligado ao produto ou serviço anunciado, especialmente se está instigante o suficiente para captar a atenção do consumidor.
Uma vez que, após ouvir o spot, o ouvinte pode buscar saber sobre o que ouviu e com isso, gerar engajamento nos canais oficiais do empreendimento.
Por isso, também é essencial que o negócio saiba e conheça o que motiva a ação do seu perfil de consumidor para que assim, as chances de serem mais assertivas aumentam consideravelmente.
Um bom roteiro demonstra também que a empresa sabe sobre o que está vendendo ou tem alguma relevância dentro do mercado, pontos que ajudam na conversão e captação dos consumidores.
Boa narração
Uma boa narração também é parte essencial quando se trata de anúncios em spots. Uma vez que com a narração elaborada tanto no tom da voz como na pronúncia e eloquência das palavras ajudam a compreender sobre american bully exótico, por exemplo.
Por não haver recursos visuais, é importante que a narração, mesmo que por anúncio, deva despertar gatilhos nos ouvintes e trabalhar com o seu imaginário para que assim as chances dos desejos serem ativados aumentam.
Trilha sonora
Como uma parte complementar para que o anúncio tenha uma identificação aprofundada sobre o serviço de trocar segredo de fechadura, a trilha sonora é aliada à narração da propaganda.
Porém, é preciso ter cuidado em questões de volumes e até mesmo nos próprios sons. Uma vez não devem atrapalhar a mensagem principal, mas sim, transformar-se em um complementar a ela.
Determinados sons devem ser evitados para que não se cause uma poluição sonora no anúncio que prejudique a experiência.
Testes de leitura e som
Após a criação do anúncio é fundamental que, antes de ser levado a uma rádio, se tenha testes. Tanto da leitura como também da trilha sonora que está fazendo parte da propaganda.
Essa ação oferece uma percepção mais apurada sobre o que foi desenvolvido e o que deve ser corrigido para manter a atenção do cliente, até mesmo ter uma oportunidade para que possa limpar os ruídos ou outros pontos que aparecem na gravação.
Por meio do teste, ações como regravações ou uma nova busca pela trilha sonora mais adequada pode ser realizada e com isso, aumentar as vendas de fone de ouvido.
Outras plataformas para anunciar em spots
Embora grande parte das configurações em torno dos spots estejam ligados ao rádio, aos poucos este formato de anúncio está se encaminhando para outras formas de comunicação sonora, sendo a principal delas os podcasts.
Similares ao rádio e sendo uma gravação que está disponível em plataformas de streaming, os podcasts passaram a conter também os anúncios em formas de spots.
Mesmo de um modo diferente do tradicional meio de comunicação igual o rádio, ainda é possível que o spot seja adaptado para que assim, possa também conquistar o público que prefere este formato.
Aumentando a presença de uma forma ainda maior e fazendo com que deste modo, a chance de ter uma estabilidade seja solidificada.
Considerações finais
Os anúncios são formas cada vez mais constantes para que uma empresa conquiste o consumidor e a atenção dentro do mercado. E um dos formatos que pode oferecer ao negócio o que é almejado é conhecido como spots.
Sendo campanhas simples que não ultrapassam 30 segundos, na maioria dos casos, este formato é usado principalmente em rádios, mas em determinadas situações também podem estar presentes em podcasts.
Por ser um modelo de anúncio curto, é fundamental que se tenha um bom preparo. Como por exemplo roteiro com qualidade alinhado a boa narração, e até mesmo a inserção de uma trilha sonora como uma forma complementar.
Garantindo e oferecendo um longo alcance, os spots são uma forma de investimento menor do que para mídias audiovisuais como a televisão e oferecem um maior prestígio quando se tem o conhecimento do horário que o público-alvo está ouvindo a rádio.
Por isso, empreendimentos que buscam crescer e agregar valores para outras estratégias podem usufruir dos spots como uma forma de se estabelecer de forma mais sólida dentro do mercado e assim, conquistar os objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.