A análise é o que torna o marketing uma ciência e não um jogo de azar. Para alguns empreendedores, o marketing online pode parecer uma despesa desnecessária, algo para dedicar um orçamento apenas quando todas as outras áreas estiverem cobertas.
Isso ocorre porque os resultados de uma campanha de marketing online são incertos. Eu poderia ser um sucesso e resultar em novos clientes ou poderia falhar, custando tempo e dinheiro.
Uma análise regular e abrangente das métricas mais relevantes do marketing online ajudará você a superar essa imprevisibilidade e garantir o sucesso de suas campanhas.
Principais métricas de marketing
- Total de visitas
As visitas podem ser medidas em seu site ou em qualquer outro site relevante para a estratégia, como um blog.
As visualizações totais ajudam a fornecer informações sobre o desempenho das ações destinadas a direcionar o tráfego e detectar problemas se esse valor mudar drasticamente em um curto período de tempo.
- Novas Sessões
Essa métrica pode ser encontrada no Google Analytics e permite saber quantos visitantes são novos e quantos são recorrentes.
Você pode descobrir se seu site tem engajamento suficiente e medir o impacto e a eficácia de quaisquer alterações feitas.
- Canal de Tráfego Específico
Ideal para grandes campanhas, essa métrica no Google Analytics permite saber quais canais trazem mais tráfego para seu site (direto, por meio de referências, orgânico ou social).
Depois de saber disso, você pode dedicar mais recursos aos canais mais relevantes.
- Taxa de rejeição
Isso informa a porcentagem de usuários que deixaram seu site depois de visitar apenas a página inicial (ou seja, sem interagir com o site).
É desejável que essa porcentagem seja baixa, portanto, se você achar que tem uma alta taxa de rejeição, analise quais melhorias precisam ser feitas para reter visitantes.
- Conversões totais
Essa é uma das métricas mais importantes para medir o retorno do investimento em marketing.
Existem diferentes definições do que faz uma conversão, então, primeiro, escolha aquela que melhor se adapta aos seus objetivos. Deseja que o usuário preencha um formulário? Fazer uma compra final? Esta parte é com você.
Preste muita atenção a essa baixa conversão de dados pode ser o resultado de uma estratégia fraca, design ruim ou não atrair a persona certa do comprador.
- Custo por lead
O CPL é diferente dependendo do tipo de estratégia escolhida para cada um dos canais, portanto é uma métrica muito mais específica do que as mencionadas até agora.
Para calculá-lo, compare o custo mensal de uma campanha com o número de leads gerados no mesmo período. Certifique-se de levar em conta os custos “invisíveis”, como tempo e outras despesas associadas.
- Retorno do Investimento
Sem dúvida, o ROI é a métrica mais importante para qualquer campanha de marketing, pois afeta diretamente seus resultados.
Isso facilita a otimização do orçamento e ajuda a melhorar a tomada de decisões. Para calcular isso, use a seguinte equação:
ROI = (Lucro-Investimento) / Investimento
- Feedback negativo no Facebook
O feedback negativo no Facebook Ads é uma métrica chave de marketing. De fato, desconsiderar isso pode levar a erros contínuos que podem resultar em um declínio no número de seguidores.
Para medir isso, observe todas as ações negativas que um usuário realizou em sua página.
Por exemplo, ocultar mensagens e publicações, deixar de seguir a página ou até mesmo denunciar publicações como spam.
Isso ajudará você a localizar postagens que estão causando feedback negativo. Com essas informações, você pode reorientar sua estratégia de criação de conteúdo.
- Objetivo de valor e objetivo concluído
Essas são algumas das métricas menos usadas, mas mais recomendadas por profissionais de marketing online. O Google Analytics pode ajudá-lo a avaliar se você está atingindo esses objetivos.
Objetivo concluído: o número total de conversões.
Valor do objetivo: ajuda a atribuir um valor em dólares a uma meta para fornecer uma maneira de comparar conversões, avaliar alterações e identificar melhorias em seu site, aplicativo etc.
- Autoridade de Domínio (DA) e Autoridade de Página (PA)
A Autoridade de Domínio prevê a possibilidade de posicionamento nos resultados da pesquisa para um domínio ou subdomínio inteiro.
A Autoridade da Página mede a possibilidade de posicionamento ou classificação de uma determinada página nos resultados da pesquisa.
- Taxa de Desistência
A taxa de abandono mede o número de clientes ou assinantes que cancelam suas contas.
É uma ferramenta útil para entender quais elementos do seu site ou estratégia de negócios estão funcionando e quais precisam ser aprimorados.
Os dados obtidos permitem que você concentre diretamente seus esforços de marketing nas fraquezas detectadas. Alguns exemplos de soluções podem ser:
- Melhorando a experiência do usuário
- Tornar o conteúdo do seu blog ou site mais atraente e fornecer informações valiosas para seus usuários
- Reúna experiências ou ofertas que aumentarão a probabilidade de novos usuários adotarem seu produto ou serviço.