Por muito tempo o investimento em marketing foi observado como um luxo restrito a empresas de grande porte que tinham na sua estrutura a capacidade de destinar verba para o seu crescimento em escala, mas o marketing digital mudou todo esse cenário.
Por mais que seja superficial essa análise é possível dizer que de certa forma foi a criação dos meios digitais de marketing que conseguiu democratizar esse sistema e reestruturar a cadeia de mercado. Essa mudança criou novos meios, conceitos e possibilidades.
A partir do marketing digital, tanto de forma orgânica quanto paga, foi possível estruturar o dia a dia de trabalho de uma empresa a partir de um modelo que privilegia o uso eficiente das ferramentas e da verba utilizada para a compra de espaço publicitário.
Esse novo mercado de marketing digital é capaz de fazer com que uma clínica de médicos para impotência consiga crescer de forma estrutural a partir de um planejamento de marketing digital inteligente e alinhado com as tendências de mercado.
Todos esses benefícios do marketing fazem com que a estrutura de trabalho seja cada vez mais procurada por diversas empresas que investem nesse modelo. Com uma concorrência mais acirrada, é preciso ter estratégia para disputar o espaço no meio digital.
O principal objetivo dessas empresas, dentro das estratégias de marketing, é chegar até o desenvolvimento de campanhas digitais que de forma sensível impactam o crescimento de sites, perfis de redes sociais ou anúncios que gerem retornos financeiros reais.
A palavra campanha é muito importante aqui, isso por que não se vê muito resultado em um planejamento de marketing que coloque apenas ações isoladas como rotina, é preciso de uma visão global de cada processo para criar uma estratégia eficiente.
Esses resultados de campanhas de marketing digital derivam de uma série de pontos essenciais para a manutenção do trabalho, esses pontos passam desde o desenvolvimento do conteúdo quanto a otimização da sua distribuição e conversão de vendas.
Como desenvolver um bom conteúdo
Quando se pesquisa e se procura criar uma estratégia de marketing para uma empresa de manutenção de caminhão pequeno para mudança é muito fácil encontrar lições, tutoriais e modelos estratégicos que visam a veiculação de informações da forma mais eficiente.
Contudo, um ponto que por muito tempo foi deixado em segundo plano mas que está cada vez mais em alta é a capacidade de desenvolver conteúdos que tenham seu valor percebido pelo público e que a partir disso criem um início de relacionamento com ele.
Isso significa que esses conteúdos geram os resultados desejados dentro do conjunto de estratégias e passos na jornada de compra. Por mais que ele, em geral, não seja acompanhado de um discurso de venda, ele cumpre o papel de aumentar a credibilidade.
O conteúdo de valor pode ser compreendido como qualquer informação ou peça de marketing que ofereça um valor inicial para que o consumidor tenha sua experiência de consumo enriquecida, ou seja, valorizando o consumidor desde antes da compra finalizada.
O leque de tipos de conteúdos que podem ser utilizados nesse formato é bastante extenso, desde entretenimento até informações adicionais relevantes podem fazer parte desse conjunto para dar o primeiro passo e para atrair mais clientes em potencial.
Antes de pensar em produzir um conteúdo que vende é muito importante entender que essa criação não segue uma receita de bolo ou uma fórmula pronta, mas sim vai ser guiada por uma série de bases para que esse conteúdo seja bem aceito pelo público.
Isso passa por entender que uma empresa de locação de andaime tubo roll locação tem possibilidades de criação de conteúdos diferentes das ideias que vão gerar mais resultados para um restaurante.
O processo de construção de conteúdo recebe mais atenção dos profissionais da área de marketing conforme esse fator passa a se tornar uma necessidade. Essa diferença se dá pelo processo de criação que pode ser dividido a partir dos seguintes pontos:
- Definição de personas bem formuladas;
- Ativação da presença digital de forma eficiente;
- Realização de uma análise profunda e constante das métricas;
- Criação de conteúdo de relevância e enriquecido com informações;
- Construção de uma comunidade e um relacionamento;
- Ações de reforço do engajamento e do alcance;
- Formulação de um funil de vendas.
Uma empresa terceirizada de portaria que segue esses pilares têm tudo para, mais cedo ou mais tarde, conseguir um resultado satisfatório do seu investimento em marketing digital, mas é preciso entender todos esses passos como parte de um processo.
Por que investir em relacionamento no digital?
Por mais que, no fim das contas, todas as estratégias de marketing de qualquer organização estejam voltadas ao aumento das vendas e a valorização da marca, uma campanha de marketing pode oferecer um termômetro de sucesso muito relevante, uma comunidade.
A lógica das redes sociais que conectam empresas e clientes não é muito diferente do que a relação entre dois indivíduos, a relação construída tem base na confiança e na simpatia que, se tratando de vendas, é muito valiosa.
Para entender isso, é possível compreender que uma empresa de serviço de copeiragem investe um valor para cada pessoa que entra em contato com a sua presença digital, tendo ela consumido o produto ou não, e isso já é um resultado.
Quando essa empresa constrói uma relação com esse usuário no dia a dia, a chance dele realizar uma compra é maior, assim como a possibilidade dessa compra ser recorrente e fortalecer a imagem da marca diante do seu mercado com provas sociais.
Como construir comunidades no meio digital
Depois de entender como se tornou importante nos dias atuais estruturar uma presença digital e por que essa presença deve primar por criar uma comunidade relacionada a área de atuação da empresa, é preciso entender como essa construção acontece.
Antes mesmo de pensar em criar conteúdo ou estabelecer a presença digital em algumas das plataformas disponíveis, é preciso conhecer para quem esse conteúdo será produzido, ou seja, entender quem é o público-alvo da empresa.
Diferente do marketing tradicional, que grandes empresas de pavimentação asfáltica urbana estão acostumadas, que tem a venda como objetivo direto, a produção de conteúdo visa o reforço da conexão entre empresa e consumidor, divulgando o produto indiretamente.
Conhecendo o consumidor é possível responder perguntas e entender o que ele está buscando em uma empresa do seu nicho, assim reforçando a sua presença ativa conquistando ainda mais consumidores e ressaltando os diferenciais do produto oferecido.
Quando uma empresa especializada em instalação de totem iluminado começa a atrair consumidores para dentro dos seus canais digitais, ela precisa criar um fluxo de comunicação onde passa a contar com uma rede de usuários conectados e engajados.
Mais do que apenas valorizar o investimento e melhorar o desempenho da campanha, essa comunidade criada pode ser um importante termômetro para que a empresa mensure a aceitação de estratégias e colha informações relevantes para ações futuras e atuais.
Muitas empresas tentam, através do senso comum e de modelos observáveis e replicáveis da internet, estabelecer uma presença digital coerente, contudo é comum que esses empreendimentos acabem sentindo que não saem do lugar e que estão perdendo tempo.
Isso acontece porque a criação de conteúdo e o fomento da comunidade depende de uma lógica de produção e veiculação do conteúdo, a partir dessa estratégia é possível atender as demandas com o público e gerar mais conexões.
Considerações finais
Cada vez mais diversos tipos de empreendimento enxergam nos meios digitais uma oportunidade de atuação estratégica muito valiosa, desde uma empresa içamento de grande porte até pequenos empresários tiram vantagem desse investimento.
O marketing digital se consolida a partir do momento que oferece ferramentas mais eficientes na divulgação de marca com os seus respectivos produtos e serviços e para o aumento das vendas a curto e a longo prazo, por isso o marketing digital chama a atenção.
Por agregar uma grande gama de benefícios na sua aplicação, é essencial que a presença digital das empresas seja estruturada de forma estratégica, por muito tempo uma presença intuitiva era suficiente, mas o cenário atual exige mais conhecimento e planejamento.
O mercado baseado no marketing digital atrai milhares de novos olhares todos os dias e em geral todos os os grandes empreendimentos de todos os mercados já se fazem presentes nesses ambientes então é preciso investir para se diferenciar e ser mais competitivo.
O planejamento que deve ser estabelecido para a consolidação de uma empresa dentro das redes sociais e de outros recursos do marketing digital demandam atenção redobrada, isso por que ele demanda uma abordagem muito mais completa e abrangente que o tradicional.
Sendo assim, o planejamento bem estruturado e desenvolvido de campanhas de crescimento digital são de grande importância para o posicionamento e resultados de uma empresa dentro da internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.