Como começar a organizar a vida financeira?

Está com dificuldade de começar a organizar a sua vida financeira? É perfeitamente compreensível! E é exatamente por esse motivo que a maior parte dos brasileiros acaba se endividando.

Para evitar que isso ocorra com você, nós vamos te dar algumas dicas de por onde começar a se organizar.

Dessa forma, não vão sobrar dívidas acumuladas gerando dificuldade de se organizar financeiramente. Confira a seguir todos os segredos de por onde começar.

 

 

4 dicas para organizar a vida financeira de forma definitiva

Listamos um passo a passo, que é necessário para reassumir o controle de sua vida financeira de uma vez por todas. Confira!

1.  Comece levantando os dados

É preciso saber quanto você gasta e quanto você ganha. Para isso, seu melhor indicador atual será o cartão de crédito e débito. Pegue os extratos e faça uma conferência.

Vale a pena anotar quanto entra e quanto sai. Bem como, identificar o que é um gasto fixo, se existem dívidas a serem quitadas e quais são.

Dessa forma, você terá noção de quanto ganha e como gasta. Que são informações indispensáveis para que você tenha um panorama com o qual trabalhar.

2.      Identifique em suas despesas o que é fixo e o que pode ser alterado

A conta de luz, internet, água e outros custos que são fixos do seu mês devem estar bem diferenciados em suas despesas daquela ida ao restaurante ou salão.

Identifique em sua fatura usando cores diferentes o que é essencial daquilo que não é. E se para você uma ida ao salão semanal é essencial, tudo bem.

Deixe sempre grifado na lista de essenciais e deixe somente aquele brigadeiro após o almoço como algo que pode ser eliminado.

Dessa forma, você terá clareza sobre quais são os valores que você gasta que são fixos e essenciais e quais são os gastos que não fazem sentido e podem ser eliminados.

3.      Identifique e pague as dívidas

Agora que você já sabe quanto ganha, quanto gasta e como gasta, é hora de encarar suas dívidas. Se você tem cartão de crédito atrasado ou qualquer outro pagamento que precisa ser feito, deverá visualizar o valor e a forma como pode pagar.

É possível fazer trocas temporárias em seu orçamento para se ver livre das dívidas. Deixando de lado alguns custos que podem ser eliminados sem alterar sua qualidade de vida, é possível fazer sobrar dinheiro no orçamento.

Por exemplo, já pensou em cancelar um dos serviços de streaming que você quase não usa? Ou quem sabe ligar no provedor de internet e pegar um plano mais básico?

Essas trocas otimizam os seus gastos mensais e te ajudam a ter condições financeiras de pagar o que está devendo.

4.      Comece a juntar dinheiro

Após se livrar das dívidas, é hora de organizar novamente seu orçamento para que todos os meses você consiga juntar algum dinheiro.

E não espere sobrar! Adquira o hábito de todos os meses fazer a transferência do dinheiro para investir assim que o capital entrar na conta.

Dessa forma, você vai perceber que todos os meses haverá dinheiro disponível para que possa aproveitar em prol de conquistar seus sonhos.

Quem sempre junta um pouco, consegue ter dinheiro para emergências e para uma vida mais tranquila. Evitando que você se endivide novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *