
Quando se fala sobre o crescimento de um site, várias ferramentas vêm à mente com o intuito de impulsionar o endereço eletrônico, como os meios pagos. Entretanto, há também estratégias orgânicas que ajudam a aumentar o número de acessos no site.
Estando presente dentro do campo do marketing digital, esses métodos têm como principal característica a naturalidade, ou seja, o não investimento de dinheiro. As estratégias podem ser aplicadas em qualquer tipo de site, não importando o setor ou público-alvo.
Por exemplo, se um médico obstetra particular deseja alcançar ainda mais futuros pais por meio do seu site, ele pode colocar em prática as técnicas que serão citadas no decorrer deste texto, aumentando, dessa forma, a sua cartela de clientes.
O que é tráfego orgânico?
Há milhares de sites disponíveis na internet. Cada empresa, pessoa ou instituição se faz presente no meio digital por meio do endereço na web, podendo ser localizado por potenciais clientes ou por quem está realizando pesquisas na rede.
Sendo muito importante para o posicionamento da marca e produto no mercado, o site é uma espécie de portfólio virtual que contém as informações mais relevantes sobre o empreendimento, como os serviços prestados, endereço, colaboradores e mais.
Além disso, ter um endereço na web é primordial para a construção da autoridade da marca no meio em que ela atua. Se uma empresa que presta serviços de jardinagem e paisagismo deseja ser referência e se tornar mais conhecida, ela precisa ter um site.
Mas não apenas isso, precisa também fazer com que o seu site fique bem posicionado dentro das páginas de pesquisa, aumentando o fluxo de visitantes. E é justamente neste cenário que o tráfego orgânico atua.
Podendo ser definido como um grupo de técnicas que levam o site ser acessado de forma natural, sem precisar de investimento em anúncios. Apenas sendo encontrado de forma espontânea no Google, Yahoo, Bing e diversas outras plataformas de busca.
Mas o tráfego, que é o fluxo de visitação, não se resume apenas ao orgânico, ele também pode ser pago, como citado acima, e tem como intuito intensificar ainda mais a atração de visitantes para o site ou redes sociais de uma empresa.
Além disso, o tráfego pago se divide em mais três categorias, sendo elas o tráfego social, o tráfego direto e o tráfego de referência.
O primeiro é quando o usuário acessa o site por meio dos links que são inseridos nas redes sociais. Por exemplo, uma loja de piscina de vinil 8×4 coloca o endereço do seu site na bio do Instagram e, com isso, o seguidor apenas clica e é redirecionado para a página.
O tráfego direto, por sua vez, é quando o usuário já conhece o endereço do site e o digita na barra de pesquisa.
E o último, tráfego de referência, é quando a visitação vem por meio de outros sites. Como aqueles que trabalham com hiperlinks em suas postagens, por exemplo.
Todos esses tipos de visitação estão ligados com o marketing digital, que é um conjunto de técnicas voltadas para o posicionamento do empreendimento no mundo virtual.
Benefícios do tráfego orgânico
Estando intrinsecamente ligados, as estratégias orgânicas são um dos braços de trabalho do marketing digital, que possui os métodos corretos para colocá-lo em prática, criando inúmeras vantagens para o empreendimento. Algumas delas são:
- Melhor relacionamento;
- Maior durabilidade;
- Custo-benefício;
- Destaque.
Devido a importância que o tráfego orgânico possui para o posicionamento de um empreendimento nos mecanismos, torna-se necessário desenvolver cada um dos benefícios apresentados.
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Melhor relacionamento
É um ótimo aliado para criar conexão com o potencial consumidor, estando presente em todas as etapas da jornada de compra.
Por se fazer presente no mundo digital, vai criando um sentimento de autoridade no usuário, que passa a perceber a marca como referência.
Por exemplo, se uma loja de estufa refrigerada para bolo investe em boas estratégias de tráfego orgânico e está bem posicionada nas páginas de busca, automaticamente ela será a primeira a aparecer para o usuário, que irá criar confiança pela marca.
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Durabilidade
Outro ponto positivo do tráfego orgânico é que ele tem uma enorme durabilidade, principalmente se as estratégias aplicadas forem atualizadas ao longo de sua aplicação.
Diferente do tráfego pago, que só entrega resultado enquanto os anúncios estiverem no ar, ou seja, quando há investimento constante, o orgânico orgânico foge totalmente dessa proposta e mantém bons resultados mesmo com o passar do tempo.
Vamos supor que uma empresa de placas solares investiu no Google Ads, plataforma de anúncios do Google, e com isso banners do empreendimento passaram a aparecer em diversos sites da internet.
No momento que esse investimento na plataforma cessar, os anúncios deixarão de aparecer instantaneamente e o tráfego poderá diminuir consideravelmente.
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Custo-benefício
Por se tratar de uma estratégia gratuita, é claro que terá um custo-benefício. No entanto, apesar de ser uma técnica gratuita, não significa que ela não precisará de investimentos.
É necessário se dedicar bastante, principalmente investindo tempo, para que os resultados desejados sejam não apenas alcançados, mas também mantidos.
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Destaque
Por fim, outra vantagem é o destaque que o empreendimento conquista no meio digital. Estando sempre em posição de relevância nos resultados aparecidos nas plataformas de busca.
Estratégias para otimizar o tráfego orgânico
Para melhorar o fluxo de visitação no site de forma totalmente espontânea, é necessário que a marca utilize estratégias orgânicas, que estão entrelaçadas com o marketing digital, para que esse objetivo seja atingido com sucesso. As mais comuns são:
- Conhecer o público-alvo;
- Criação de conteúdo;
- SEO;
- Redes sociais;
- Guest Posts;
- E-mail marketing;
- Otimização.
Essas são as principais técnicas para que um site, seja ele de uma loja de roupas ou de espuma expansiva isolamento acústico consiga um bom tráfego orgânico.
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Conhecer o público-alvo
O primeiro passo é compreender exatamente quem é o seu público-alvo, o que ele procura no meio digital, quais palavras-chave eles podem utilizar na hora da busca, quais conteúdos estão mais aptos para consumir.
É importante desenvolver com bastante objetividade a persona, de forma que o conteúdo que for criado seja personalizado e, com isso, capte mais a atenção deste usuário.
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Criação de conteúdo
Definindo o público-alvo, o próximo passo é criar conteúdo. Para isso, o ideal é que o empreendimento crie um blog dentro do site para que possa está sempre publicando postagens interessantes, que chamem a atenção do público e apareça nas buscas.
Além disso, o conteúdo também pode ser produzido para outros endereços que estão fora do site, mas que encaminham diretamente para lá. Como a produção de vídeos para o Youtube, tweets para o Twitter, imagens para o Pinterest e muitas outras opções.
Por exemplo, se uma loja de material de construção começar a produzir conteúdo para o seu blog, um tema utilizado pode ser uma postagem sobre telha brasilit de 3 metros, suas características, como comprar e outros tópicos.
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SEO
Com o objetivo de otimizar as buscas e melhorar o posicionamento do site, o SEO é uma técnica que funciona dentro do conteúdo produzido, e para que ela tenha efeito é necessário trabalhar as palavras-chave, a legibilidade, backlinks e outras características.
Utilizar títulos, subtítulos também fazem parte das técnicas de SEO, assim como melhorar a URL e deixar o site responsivo.
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Redes sociais
Uma forma de atrair o público para o site é ter postagens regulares nas redes sociais com call to action, ou a chamada para ação, de forma que eles sintam interesse de ir acessar a página e interagir com o conteúdo.
Além disso, o que for postado no site ou blog também pode ser replicado nas redes sociais de forma condensada e com o link no final para o assunto completo.
Essa estratégia funciona da seguinte forma: em alguma rede social, uma empresa posta sobre os benefícios da válvula limitadora de pressão, por exemplo. Nessa postagem, adiciona o link do material completo que está no blog do seu site.
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Guest Posts
Aqui é preciso que o responsável pelo site procure por parcerias com outros sites e de preferência que tenham muitos visitantes.
Com essa parceria fechada, ocorrerá a produção de conteúdo para outro site, com a assinatura do empreendimento. Essa opção é muito procurada porque promove um maior reconhecimento da marca.
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E-mail marketing
Um dos formatos mais utilizados no marketing digital, para colocar em prática o e-mail marketing é necessário ter uma lista de contatos, os leads, que irão receber o e-mail com a divulgação do conteúdo que está presente no site.
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Otimização
Por fim, o site precisa ser otimizado para ser acessado em qualquer dispositivo, seja por meio de um computador, tablet ou celular.
Essa otimização também se estende para o domínio do site. Ele precisa ter um endereço que seja fácil de ser encontrado e também decorado pelo usuário.
Considerações finais
Investir em estratégias orgânicas é um bom caminho para qualquer empreendimento, estando ele começando agora ou já estabelecido no mercado.
Por meio desses métodos é mais fácil atingir o público-alvo e deixar a marca bem posicionada no mercado, tornando-se referência e autoridade no seu nicho de atuação.
Porém, mais do que serem implementadas, essas estratégias precisam ser revisadas recorrentemente para que os resultados se mantenham positivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.