O cronograma de postagens é uma metodologia muito importante para gerir as estratégias nos canais digitais e obter bons retornos. Para aproveitar o potencial das plataformas, é necessário ter uma visão mais abrangente.
No caso das redes sociais, a melhor ferramenta é o cronograma de postagens, isso porque é necessário usar esses canais de maneira estruturada. Sem um bom planejamento, a estratégia pode ser prejudicada, assim como o desempenho do perfil.
Além de ajudar a planejar as ações, o cronograma organiza e otimiza o tempo, garantindo que o perfil da marca nessas plataformas esteja sempre atualizado.
Atualizar as redes sociais da marca é necessário para manter a interação e a comunicação com o público, e é isso que vai garantir o engajamento por parte dos seguidores.
As redes sociais são excelentes plataformas para se relacionar com o público, mas para que elas cumpram seu papel, a empresa precisa mantê-las atualizadas e com conteúdos de valor.
Não basta postar qualquer coisa, é necessário prezar pela qualidade. Pensando nisso, neste artigo, veja quais são as vantagens de criar o cronograma de postagens e de que maneira desenvolvê-lo do jeito certo.
Vantagens do cronograma de postagem
Tudo o que envolve a rotina da empresa precisa ser planejado com antecedência, seja nas negociações com os fornecedores, no relacionamento com o cliente ou nas estratégias digitais.
Essas plataformas são canais que precisam de atualização constante, e a melhor forma de garantir a qualidade de tudo o que é publicado é usar um cronograma de publicações. Ele traz muitas vantagens para os negócios, como:
- Melhora a frequência dos posts;
- Mantém o controle das publicações;
- Reduz atrasos e erros;
- Aumenta a visibilidade;
- Melhora a estratégia.
Por meio desse cronograma, uma empresa de laudo PPRA e PCMSO consegue fazer com que as publicações se tornem mais frequentes, e isso ajuda a acostumar o público a consumir os conteúdos.
Os empreendedores precisam de muita organização para lidar com todas as tarefas ao longo do dia, mas se tudo estiver devidamente programado, os resultados serão muito melhores.
Controlar e manter a frequência das publicações ajuda a empresa a aumentar sua autoridade perante o público, com isso, se torna mais visível e acessível para os usuários das redes sociais.
O planejamento antecipado evita atrasos na publicação ou qualquer erro durante a preparação do post. O conteúdo terá sido pensado e construído antes para seguir uma frequência inteligente e bem elaborada.
A organização consegue visualizar todas as publicações que já fez nas redes sociais por meio do cronograma, incluindo as imagens, legendas e outros formatos usados ao longo do mês.
Se uma empresa de pintura comercial e residencial quiser fazer alguma alteração, basta tirar ou adicionar qualquer informação.
Por fim, o cronograma é essencial porque ajuda a medir os resultados e a entender o que funciona e o que precisa ser melhorado.
Se determinada postagem não teve muitas curtidas ou as vendas caíram, é possível mudar a estratégia e continuar trabalhando com as ações que estão dando certo.
Mais do que isso, o cronograma ajuda a fazer uma boa gestão de conteúdo, ou seja, a organização terá mais facilidade para buscar soluções e organizar todos os processos que envolvem a elaboração de materiais, como pesquisas, criação e distribuição.
A ferramenta conta com técnicas que facilitam a rotina dos empreendedores no dia a dia, mas para que ela alcance todos esses propósitos, o responsável pelo desenvolvimento das postagens deve analisar os momentos em que tem mais criatividade.
Também é importante descobrir o que motiva a empresa e quais são as ferramentas físicas que podem ser usadas para coletar ideias.
Essas ações fazem parte da gestão de conteúdo e ajudam a criar metas de vendas alcançáveis, fidelizar clientes e incluir todas as informações necessárias no calendário de conteúdo para as redes sociais e outras plataformas de mídia.
Para um fabricante de coifa aço inox industrial, o cronograma é a melhor forma de reunir ideias para as publicações, e é um recurso editável em que se pode incluir ou tirar informações que facilitam a estratégia.
Além disso, todos os meses a empresa pode revisar o que foi publicado e preparar as pesquisas para as próximas campanhas, o que permite aproveitar melhor períodos sazonais e datas comemorativas, como Black Friday e Natal.
Dicas para elaborar um cronograma de postagens
Para elaborar um cronograma de postagens e aproveitar todo o potencial das redes sociais, é necessário investir nas seguintes estratégias:
Analisar os melhores conteúdos
É muito importante analisar os melhores conteúdos e aqueles que apresentaram uma boa performance. É uma forma de definir a estratégia de publicações que serão feitas nas próximas postagens.
Para fazer isso, uma empresa de instalação e manutenção de CFTV pode fazer uso de ferramentas de métricas oferecidas pelas próprias redes sociais, como no caso do Facebook Insights.
Veja quais posts tiveram mais engajamento, comentários, curtidas, compartilhamentos e assim por diante, pois ajuda a ter uma noção do que o público deseja ver.
Separar os conteúdos por temas
Separar os conteúdos por temas ajuda a criar uma rotina de publicações, de acordo com o assunto. É uma forma também de acostumar o público a expirar sobre determinados tópicos e em certos dias da semana.
A marca deve saber como usar os temas a favor dos assuntos que deseja abordar e com isso ter motes de criação.
Definir frequência e horário
Outro ponto muito importante do cronograma de postagem é definir a frequência e os melhores horários para postar. Mas para fazer essa definição, é necessário considerar as preferências e hábitos do público, além das características das plataformas.
Se uma loja de kit direção hidráulica Corsa criar uma conta no Pinterest, o melhor horário para publicar é à noite, já no LinkedIn, os usuários costumam estar presentes pela manhã e no horário de almoço.
Quanto maior for a frequência das postagens, melhor será o desempenho das estratégias nas redes sociais, portanto, é fundamental criar um cronograma e pensar sobre essas questões.
Planejar com antecedência
Planejar com antecedência é uma forma de prever problemas, constatar erros antes que os materiais sejam postados e criar uma rotina mais tranquila.
O trabalho se torna muito mais agradável, ao passo que as análises se tornam mais assertivas quando não é necessário criar materiais sob pressão.
Determinar os temas editoriais
Ter uma linha editorial é muito importante para criar conteúdos, pois ela mostra qual o caminho a marca precisa seguir. Quando se trata de redes sociais, é necessário fazer publicações educativas, inspiradoras, para entretenimento e para vender.
Os conteúdos de vendas de uma empresa provedora de internet promovem a marca diretamente para gerar conversões, mas eles não devem ultrapassar 20% do cronograma.
O conteúdo educativo, por sua vez, deve estar presente na maior parte do calendário, tendo em vista que são inflamações que agregam valor para o cliente.
Planejar os recursos
Gerar conteúdos de boa qualidade é algo trabalhoso e que precisa ser feito com antecedência, e isso acontece porque é necessário trabalhar com pesquisas, enquetes, imagens, vídeos e outras possibilidades.
Sempre haverá uma publicação para anunciar o lançamento de um produto e tudo deve estar pronto para a data certa.
Preencher o cronograma
Depois de fazer as definições necessárias, chegou o momento de preencher o cronograma de postagens. Ele pode ser dividido em semanas ou em formato de calendário.
Uma empresa de prestação de serviços de pintura predial deve usar ferramentas digitais para adicionar fotos, textos, vídeos e outros tipos de anexos em cada quadrante.
O preenchimento do cronograma pode acontecer por meio de uma ferramenta de gestão de tarefas, como no caso do Google Calendar, que por sinal permite criar algo personalizado e simples.
Personalizar os materiais
Não se esqueça de personalizar os materiais que serão postados, considerando as características das plataformas.
Cada rede social está mais propensa a um tipo de publicação e promove interações diferentes com as pessoas. Uma empresa de alinhador automotivo 3D vai usar o Instagram para divulgar imagens de seus serviços.
Mas enquanto o Instagram tem foco total em postagens com imagens, o foco do Twitter são textos pequenos sobre assuntos importantes.
Mais do que organizar as datas e os horários, é muito importante que cada material respeite as características das redes sociais e seja personalizado para cada uma delas.
Considerações finais
Muito se fala sobre a importância de estar presente nas redes sociais, mas algumas empresas acreditam que basta criar um perfil nessas plataformas e fazer algumas postagens aleatórias.
Mas a verdade é que não é bem assim que as coisas funcionam, pelo contrário, é imprescindível planejar muito bem os conteúdos e organizar a maneira como serão postados para que o perfil do negócio nas redes sociais seja realmente um sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.