O empreendedorismo digital é uma modalidade que cresce constantemente e cada vez mais ganha adeptos no mundo todo. Ele surgiu no Brasil nos anos 2010 e a cada ano se torna mais consistente.
Hoje em dia, existe um sólido ecossistema de negócios que funcionam na internet, e a partir de 2020, tanto os empreendedores quanto os consumidores perceberam as vantagens desse tipo de empresa.
A internet é uma excelente oportunidade para criar o próprio negócio, sem precisar fazer muitos investimentos e ainda ter um retorno satisfatório com as vendas.
O conceito de empreendedorismo digital é um modelo de negócios que operam de maneira parcial ou totalmente pela internet. Ele depende da web e de outros recursos digitais para comercializar diversos produtos e serviços.
Isso quer dizer que a companhia não precisa de um espaço físico para hospedar suas operações, no entanto, é necessário saber criar esse tipo de negócio para que o investimento de tempo e dinheiro realmente seja recompensado.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, serão destacadas as vantagens do empreendedorismo digital e será explicado como fazer para construir um negócio online de sucesso.
Vantagens do empreendedorismo digital
Empreender pela internet pode trazer muitas vantagens para os empreendedores, e dentre as que mais se destacam estão:
- Audiência ampla;
- Disponibilidade 24 horas;
- Gestão flexível;
- Baixo investimento;
- Marketing de baixo custo.
A primeira grande vantagem do empreendedorismo digital é a possibilidade de alcançar uma grande quantidade de pessoas, inclusive de outros países.
Uma plataforma e-commerce pode vender para o Brasil todo e para o exterior, enquanto uma loja física se limita apenas à região onde está.
Hoje em dia, é possível comprar praticamente tudo na internet, desde placa de energia solar para ar condicionado até artigos eletrônicos, e essa modalidade cresce no país porque existem quase 127 milhões de brasileiros conectados.
Outra vantagem é que o negócio funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Mesmo que a central de atendimento funcione apenas no horário comercial, as vendas continuam acontecendo em qualquer período.
Os conteúdos também podem ser acessados a qualquer momento e a organização consegue automatizar o atendimento, por meio de mensagens automáticas no WhatsApp, e-mails automáticos, chatbots, entre outros recursos.
Em linhas gerais, o horário de atendimento não é um limitador para os ganhos, mas essa não é a única facilidade. Esse modelo de negócios também é muito flexível e isso tem atraído muitas pessoas que desejam ter o próprio negócio.
O proprietário pode gerenciá-lo a qualquer hora e de qualquer lugar, e não é necessário estar presente em um espaço físico como um escritório. Na verdade, basta ter uma conexão com a internet e administrar a plataforma.
Uma pessoa que vende câmera fotográfica profissional em seu site e outros materiais para estúdios de ensaio newborn pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma conexão com a internet.
Além dessa gestão flexível, os custos para iniciar o negócio são muito mais baixos do que o investimento necessário para abrir uma empresa comum.
O capital é voltado, basicamente, para a formalização da empresa, criação da marca e desenvolvimento da plataforma. Outros custos inerentes podem estar relacionados com espaço para armazenamento dos produtos, contador e estratégias de marketing.
Mesmo envolvendo esses aspectos, o empreendedorismo digital continua sendo mais barato do que o empreendedorismo físico, visto que esse tipo de negócio envolve custos com aluguel, alvarás, licenças e outros recursos necessários.
Por fim, a divulgação de uma loja virtual acontece por meio das estratégias de marketing digital, que são de baixo custo e apresentam um alto potencial para divulgar os produtos e serviços.
Aliás, o marketing pela internet se tornou a principal forma de divulgar a marca e suas soluções. Uma oficina auto elétrico perto de mim pode criar uma lista de contatos para se comunicar com as pessoas por e-mail.
A loja virtual pode investir em marketing de conteúdo para atrair mais clientes, por meio de publicações relevantes e inteligentes que falam sobre os assuntos de interesse das pessoas e que estejam relacionados ao nicho de atuação.
Os materiais são publicados em blogs e compartilhados nas redes sociais. O SEO otimiza as páginas da loja para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, potencializando o alcance de clientes e as vendas.
Existem muitas outras estratégias de marketing digital que podem ser trabalhadas pelo empreendedor digital e todas elas trazem resultados surpreendentes, quando bem executadas.
Como ter um negócio de sucesso?
Agora que já se sabe quais são as vantagens do empreendedorismo digital, é natural que queira saber como criar um negócio de sucesso na internet. Algumas dicas para fazer isso são:
Planejar financeiramente
Antes de qualquer coisa, é muito importante fazer um bom planejamento financeiro, mesmo porque até que o negócio comece a dar lucros, vai levar um tempo.
Seja para vender torneira Kohler banheiro ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, é fundamental ter uma quantia guardada para se sustentar até que os lucros comecem a aparecer.
É interessante manter o emprego formal enquanto a plataforma ainda não é capaz de andar com as próprias pernas. O empreendedor também deve analisar os investimentos necessários, como um computador, um software, entre outros.
Escolher um nicho de mercado
Com as finanças organizadas, chegou o momento de pesquisar sobre o mercado em que deseja atuar para conhecer um pouco mais sobre suas características.
É interessante avaliar se existem nichos em potencial que podem ser trabalhados e se o empreendedor possui afinidade com ele, pois isso ajuda a entender quais são seus riscos e oportunidades.
Definir a base do negócio
Todo tipo de empresa, seja uma especializada em locação de rolos compactadores ou uma loja virtual, precisa estruturar o modelo de negócios.
Para isso, é necessário definir alguns elementos para começar a atuar de maneira organizada. Para que a companhia tenha uma base sólida, defina o tipo de problema que ela vai resolver.
Também é importante saber qual será a estrutura de custos e de que maneira o empreendedor vai ganhar dinheiro com ela.
Existem ferramentas que podem ajudar a fazer isso, como o Lean Canvas que oferece um tipo de tabela que auxilia a entender como será a organização do negócio.
Ter uma boa plataforma de vendas
Uma boa plataforma de vendas é essencial para hospedar o e-commerce ou qualquer outro tipo de negócio digital. É possível encontrar diversas opções no mercado, daí a necessidade de pesquisar antes de escolher.
O site de uma clínica veterinária especializada em cirurgia no olho de cachorro precisa de uma boa estrutura para atrair os usuários e esclarecer as dúvidas das pessoas, e a mesma necessidade se aplica aos negócios digitais.
Dependendo da funcionalidade oferecida pela ferramenta, o empreendedor consegue criar um espaço profissional, com catálogos, cadastros de clientes, controle de estoque, relatórios estatísticos, gestão financeira, entre outras possibilidades.
No entanto, antes de escolher a plataforma, recomenda-se avaliar os prós e contras de cada opção e compará-los com seus custos e funcionalidades.
Fazer um plano de negócios
Sem um plano de negócios, a tendência é que a empresa não funcione. Esse documento serve como um tipo de guia para as tomadas de decisões e prepara o gestor para diferentes cenários.
O ideal é começar a empresa com um bom plano digital em mãos, assim como no caso de um estúdio fotográfico especializado em ensaio gestante moderno.
Definir o público da empresa
Assim como é importante saber qual é o mercado de atuação do negócio, também é fundamental entender seu público. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da definição da persona.
Trata-se de um personagem semi fictício que representa o cliente ideal da marca, o que envolve idade, gênero, profissão, escolaridade, problemas, hobbies, e assim por diante.
Saber todas essas informações ajuda a tomar decisões importantes para o negócio, como o tipo de estratégia de marketing que será usada, como a plataforma deve operar e até mesmo o tipo de produto que deve ser vendido.
Investir em marketing digital
Uma loja virtual cemitério dos pisos e azulejos antigos conta com as estratégias de marketing digital para divulgar seu nome, produtos e serviços.
Qualquer negócio digital depende desse tipo de marketing para alcançar as pessoas, mostrar suas soluções, estabelecer um relacionamento com os clientes e melhorar as conversões.
Considerações finais
Os empreendimentos digitais estão crescendo a olhos vistos e trazem uma excelente oportunidade para quem quer empreender, ao mesmo tempo em que facilitam a vida dos consumidores.
Para criar uma empresa virtual de sucesso, é fundamental investir em algumas estratégias, assim, o empreendedor e seus clientes podem aproveitar todos os benefícios que a modalidade oferece.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.