Investimento em anúncios online porque são tão importantes?

Já é fato comprovado entre a maioria das empresas que investir em anúncios é a forma mais adequada de veicular informações relevantes sobre qualquer tipo de produto ou serviço que se pretende comercializar.

A propaganda é fundamental no ambiente on-line e, por essa razão, vale muito a pena conduzir os investimentos nessa área, independentemente do segmento ou do porte da organização.

Quando se quer transmitir dados essenciais sobre uma máquina de bordar barudan 8 cabeças, a única maneira dos usuários entrarem em contato com a empresa que a comercializa é através dos anúncios publicados nas mídias sociais, por exemplo.

Trata-se de um público bastante diferente, e as propagandas online permitem que seja realizada uma segmentação desses consumidores, podendo ser realizada por região, idade ou também pelo seu status financeiro.

Investindo em uma plataforma online, os anúncios publicados devem conter conteúdos relevantes, visto que a grande maioria das pessoas atualmente tem acesso a essas plataformas todos os dias. Navegar constantemente pela internet não é novidade.

Tanto as estratégias de Inbound Marketing como as de Marketing de conteúdo têm crescido muito, pois podem gerar valor para as marcas e criar um relacionamento duradouro com os clientes.

Essas estratégias conduzem, por exemplo, os profissionais a aplicá-las em seus negócios de recuperação de fachadas com pastilhas. Muitos esquecem, porém, que o retorno pode ser difícil, já que elas apresentam resultados a médio e a longo prazo.

Por essa razão, tornam-se muito importantes os investimentos em anúncios online, principalmente se o negócio está no início, porque somente eles são capazes de potencializar os resultados de marketing digital.

A importância dos investimentos em anúncios online

Essa estratégia aplicada nas empresas é importante não apenas para aumentar as possibilidades de atrair novos clientes, mas também para gerar maiores chances de vendas. Outras as razões para esse investimento são as estas:

  • Segmentação precisa do público-alvo;
  • Ajuda a construir a autoridade da empresa;
  • Fortalece o reconhecimento da marca;
  • Gera uma base maior de seguidores;
  • Potencializa a estratégia orgânica;
  • É adequada para descobrir novos segmentos;
  • Auxilia na manutenção do market share mais rapidamente;
  • Os resultados são mais imediatos do que em outras estratégias;
  • O retorno é 100% mensurável.

Como abordado anteriormente, por meio de plataformas a empresa consegue realizar uma excelente segmentação, atingindo um público bastante diversificado.

Essas segmentações são determinadas pelos dados que os usuários deixam nessas plataformas.

Assim, campanhas de barramentos de cobre para quadros elétricos podem ser divulgadas às diferentes regiões e diversas faixas etárias com base nos interesses e hábitos de consumo dos clientes.  

É possível, também, direcionar as campanhas publicitárias só aos usuários que seguem as páginas da empresa, que já acessaram o seu site ou que demonstraram interesse pela marca do concorrente.

Ao criar campanhas de marketing e impulsioná-las investindo corretamente, a empresa aumenta a presença de uma marca de biseladora vidro no mercado e cria a sua autoridade, trazendo reconhecimento a si própria.

Utilizadas ações e uma linguagem que sejam passíveis de serem lembradas pelo consumidor, a marca fica inscrita na mente dos consumidores positivamente. Esse é um passo imprescindível ao processo de conquista do mercado.

A outra razão pela qual investir em anúncios pela internet é bom, é que eles alavancam o número de seguidores mais rapidamente, bem diferente das publicações orgânicas.

Esse método não é capaz de atrair novos usuários, e tampouco consegue oferecer uma solução para os novos consumidores potenciais de um guarda corpo fumê, por exemplo.

A estratégia paga e a orgânica, na verdade, se complementam, e o time de marketing não vai depender apenas de um canal de comunicação com o consumidor. A junção das duas estratégias precede, necessariamente, à eficácia das táticas.

Obviamente os resultados orgânicos demoram mais para surgir, e, nessa hora a mídia paga age a fim de que se possa encurtar esse caminho: gerando leads, aumentando a presença digital da empresa, criando possibilidades de remarketing e de nutrição dos contatos.

Inclusive, a mídia paga pode ser explorada para a divulgação dos conteúdos orgânicos de uma válvula guilhotina tipo wafer. Vídeos e posts em blogs, por exemplo, fazem com que eles alcancem um público segmentado.

Isso sem contar o fato de que o investimento em anúncios online é uma boa opção à empresa que quer testar um novo produto ou explorar um novo segmento de mercado.

A mídia paga, na sua vez, ainda traz a possibilidade de entender se existe ou não uma demanda do lançamento do produto e, além, se as pessoas estão buscando incessantemente por uma solução. 

Se a demanda existir, uma boa oportunidade é investir em Google Ads, para aproveitar a plataforma, a demanda e os consumidores que já estão interessados na solução oferecida pela empresa.

Assim, o Ads vai colocar o site da empresa de limpeza de tapetes ao domicílio acima dos resultados encontrados na pesquisa orgânica e em destaque.

O que toda marca deseja é aumentar a sua participação de mercado, e isso significa aumentar o faturamento, valor e penetrar no segmento de atuação.

Assim, criando novas campanhas de mídia paga aumenta-se o market share mais aceleradamente, diferentemente do que ocorreria sem esse tipo de investimento.

O investimento em mídia paga gera tráfego em grandes volumes mais rapidamente do que o investimento em tráfego orgânico.

Por essa razão, as campanhas promocionais e as divulgações de andaime para pintura devem acontecer em um prazo específico.

Porém, é bom salientar que o investimento em anúncios online pode ocorrer em qualquer tipo de campanha, seja qual for o objetivo.  

E por fim, dentre tudo que foi destrinchado até aqui, as métricas precisam retornar os resultados em 100%, como também direcionar a tomada de decisões em relação a manutenção das estratégias.

A mídia paga online é nesse aspecto mais vantajosa do que outras estratégias e as métricas podem ser extraídas das plataformas, para que as campanhas possam ser acompanhadas, com base nos dados coletados.

Impactos dos investimentos em anúncios online

O anúncio publicitário online tem como principal objetivo convencer o leitor a consumir um produto, mesmo que não necessite dele, ou aderir a uma ideia.

Ambos os objetivos podem ser veiculados em diversos canais da internet, porque as informações circulam exatamente no ambiente onde a maioria das pessoas se encontram frequentemente.

Esses investimentos são essenciais para fortalecer uma marca ou atrair mais clientes para que o volume de vendas aumente.

As marcas portanto sofrem vários impactos, quando os anúncios são veiculados adequadamente, nos seguintes quesitos:

  • No título, quando criados com criatividade;
  • Nas imagens escolhidas, para chamar a atenção do público;
  • No corpo do texto, quando utilizadas frases curtas e claras;
  • Na identificação da marca, por meio do logotipo;
  • No slogan, para que a marca possa ser mais consumida.

Um ponto forte do anúncio publicitário é poder alcançar uma vasta audiência, apresentando ou fortalecendo o conhecimento sobre a marca de um produto ou serviço, pois através da repetição ele fica memorizado.

Já, para aumentar as vendas os impactos ocorrem de algumas maneiras, conforme a lista abaixo mostra:

  • Na frequência das publicações
  • Na linguagem persuasiva utilizada;
  • Nos vídeos postados no Youtube;
  • Na forma como os anúncios são vistos;
  • No modo como os anúncios alcançam as pessoas;
  • Na circulação dos anúncios pelas redes sociais.

Todas essas formas de contato com o público auxiliam no aumento das vendas e consequentemente trazem mais recursos financeiros para dentro da empresa e, repetindo: investir em anúncios pela internet sempre traz resultados excelentes.

Como fazer anúncios pagos baratos pela internet

Os anúncios pagos, feitos para o público por meio da internet, podem ser bem baratos e até gratuitos e abaixo seguem 4 maneiras de como realizá-los:

  • Nas campanhas de CPC – custo apenas por cada clique;
  • Nas pesquisas orgânicas – onde algumas buscas não são pagas;
  • Nas campanhas de e-mail marketing – sem nenhuma cobrança;
  • Por meio das redes sociais.

Portanto, o caminho para atingir o público, convencê-lo a comprar produtos e serviços não é tão difícil.

As formas apontadas acima são maneiras bem reduzidas de investir nos anúncios que, se por um lado algumas delas exigem pouco dinheiro, por outro lado são oferecidas ferramentas gratuitas.

Apesar do contexto falar sobre propagandas pagas, não necessariamente elas vão despender muitos recursos por parte da empresa. Uma vez pode ser realizado um anúncio gratuito e outras com recursos diminutos.

Considerações finais

O investimento em anúncios online, sejam eles pagos ou não, é muito importante não apenas para atrair mais clientes potenciais, mas também conseguir atraí-los, para que a empresa tenha a possibilidade de aumentar o seu volume de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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