Marketing de conteúdo para a Black Friday, faz sentido?

 

A Black Friday é uma data com grande visibilidade dentro do mercado, especialmente por ser uma boa oportunidade geradora de grandes lucros a empreendimentos. É, também, um ótimo meio de conquistar fidelizações de novos clientes.

Estruturando-se especialmente para essa data, empresas de todos os setores adotam-na com vistas a angariar mais clientes. 

Por exemplo, uma empresa de motorista particular para viagens longas pode adotar vários procedimentos, táticas ou métodos para atender às demandas elevadas desse dia. A época é propícia ao consumo, e por isso ela é tão importante.

O surgimento da Black Friday no mercado começou após o feriado do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, por volta de 1869.

Por intermédio de investidores norte-americanos que desejavam fazer um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro, contudo, o planejamento acabou dando errado e o preço do ouro abaixou devido a grandes interferências políticas. 

Posteriormente a isso, a data acabou chamando a atenção do mercado por volta da década de 80, com promoções e ofertas que ofereciam liquidações de produtos vendidos o ano inteiro, mas com novos preços. 

A data ganhou ainda mais força ao longo dos anos com a entrada do e-commerce na sociedade e na rotina de compras de um consumidor, e atingiu desde nichos como o de chapa perfurada redonda até a indústria de cosméticos. 

Com diferentes estratégias para se destacar em meio a concorrência e ter bons lucros, a Black Friday também está alinhada ao marketing de conteúdo e pode dar a visibilidade e credibilidade de que a empresa necessita.

Portanto, se um negócio busca conquistar bons lucros nessa data, é fundamental compreender o marketing de conteúdo, pois ele pode ser cooperador de uma grande consumação de fortuna e clientes no seu nicho.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo diz respeito a práticas abundantes de criação de conteúdo, os quais são postados e publicados nos sites que pertencem a um negócio ou empresa que os detêm. Esses conteúdos podem ser em forma de:

  • Texto;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • E-books. 

Por exemplo, se uma empresa de alinhador de aro de bicicleta deseja criar um engajamento nos clientes existentes e conquistar novos, o marketing de conteúdo pode ser um agente facilitador dessa tarefa. 

A publicação e atualização constante de conteúdos, se adotada por uma empresa, demonstra aos clientes e a potenciais clientes a assiduidade do negócio para com o nicho de atuação a que pertence.

Com esse planejamento em exercício, é possível que a marca também ganhe uma perspectiva positiva dentro do mercado e, com isso, atraia clientes e novas parcerias.

Para que um bom marketing de conteúdo traga resultados ao negócio, é importante que o planejamento da estratégia esteja alinhado com os objetivos e metas da empresa. Além de, claro, conhecimento da persona que está diretamente ligada aos consumidores. 

Se uma empresa administra vendas de piano branco de cauda, por exemplo, ela pode angariar mais clientes por meio de canais de comunicação, os quais também pertencem a estratégias concebidas para marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo também possui uma grande relação com a ação de observar os resultados, visto que, por seu intermédio, é possível saber como está sendo o andamento de uma estratégia, de forma positiva ou negativa. 

Atrelado a Black Friday, o marketing de conteúdo de uma empresa deve ser elaborado previamente, para que possa ser executado durante o período em que a data está em vigor e em que os consumidores estão buscando por ofertas. 

Tanto em redes sociais como em blogs ou sites, o marketing de conteúdo, ao ser bem estruturado, pode oferecer bons benefícios. A data pode ser a linha crucial a qual uma empresa deve atravessar para obter sucesso.

Como usar o marketing de conteúdo na Black Friday?

Sabe-se da visibilidade desse dia. À parte da internet, vê-se, por exemplo, a frequente utilização de faixa de lona propaganda por parte dos negócios e das empresas que anseiam vender.

Todos os recursos que servem à sinalização de ofertas são utilizados empírica e praticamente. O ambiente digital se submete a esses mesmos hábitos.

Então, para ter ainda destaque, o marketing de conteúdo é uma estratégia de sinalização de ofertas que pode ser usada na Black Friday.

Um dos principais benefícios dessa ação é um aumento de tráfego nas páginas de venda de uma empresa ou de seus canais oficiais, algo bom para ganhar um posicionamento a longo prazo. 

Por isso, os conteúdos que serão postados devem estar vinculados à página de vendas, para que, assim, quem estiver os vendo e desejar comprá-los possam ser direcionados diretamente ao produto. 

Deixar links e redirecionamentos é fundamental para um bom resultado entre vendas e conteúdos. Especialmente durante a Black Friday, de cujo poder de destaque pode provir a diferença no rumo de vendas de uma empresa.

Outro ponto positivo de usar o marketing de conteúdo feito para a data é o engajamento que a marca pode ter e, principalmente, o poderio de impacto sobre os seus clientes, algo benéfico. 

Isso opera de modo que, sempre que algum cliente desejar, por exemplo, um crachá de pvc para sublimação, terá uma marca que se mostra empenhada com o conteúdo que produz, além de responsável e expert por e do conteúdo

O marketing no formato de conteúdo ganha também bons pontos por reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, o qual envolve investimentos financeiros em determinadas ferramentas para ter um bom retorno. 

Isso, com os conteúdos, torna-se uma forma econômica mais vantajosa. Ela pode fazer com que o capital seja endereçado a outras áreas da empresa que necessitem de melhoramentos, como um servidor mais potente para aguentar o fluxo de navegação. 

Por isso, o marketing de conteúdo, se bem exercido dentro de uma empresa, pode e deve ser executado durante a Black Friday, vistas as grandes oportunidades que essa data pode trazer.

Ela pode gerar uma chance de ter destaque dentre os demais negócios que atuam dentro do segmento, como no mercado em geral. E daí a sua importância.

Dicas de marketing de conteúdo

A Black Friday é um período em que não basta apenas usar produtos requintados (como um painel de acm com led) como uma forma de atrair clientes.

Também é preciso criar estratégias, como o marketing de conteúdo, e, principalmente, acompanhar os resultados que são obtidos. 

Uma boa dica para que a Black Friday de uma empresa tenha sucesso com os conteúdos, é a diversificação dos modelos que podem ser feitos para as etapas do funil de vendas, seja para quem está começando, ou seja para aqueles que sabem o que desejam.

Esses modelos para o início, meio e até o fim do funil, ajudam a empresa a demonstrar que o cliente terá todas as suas necessidades atendidas, quer tratem-se de necessidades ainda em curso de descoberta, quer se das já determinadas.

Os conteúdos destinados ao final do funil ajudam na determinação do fechamento de compra. Pode se tratar, por exemplo, de alguém que busca piso tátil para deficiente visual. O que importa, nesse caso, é que essa fase é crucial.

Por isso, quanto mais conteúdo uma empresa criar para essas etapas, maiores se tornam as chances de conquistar mais visibilidade. 

Outra dica importante é usar diferentes canais, sendo que todos esses devem ser  monitorados e devem atender à linguagem do público-alvo.

Existe, decerto, uma flexibilidade quanto a isso, porém, idealmente, recorre-se à linguagem ou ao registro (formal, informal e etc..) que o público-alvo geralmente utiliza.

Usar mais de um canal proporciona que mais usuários descubram os produtos e serviços que são oferecidos, fazendo com que o acompanhamento das ferramentas analíticas também seja feito com rigor. 

O e-mail também é uma forma de contato que a empresa pode usar com os seus consumidores, principalmente para oferecer ofertas ou outras promoções mais diretamente aqueles que já são clientes ou que demonstraram interesse prévio. 

Conteúdos por e-mail devem contar com ferramentas que demonstrem se a estratégia está ou não sendo bem visualizada pelos clientes, para que as reformulações necessárias possam ser feitas adequadamente. 

Se os conteúdos estiverem em páginas ou blogs, contar com o SEO (Search Engine Optimization) também é uma boa estratégia, especialmente porque as plataformas de busca são o primeiro local em que muitos processos de compra começam.

Assim, boas posições no ranking de resultados podem ocasionar diferenças relevantes no ganho, tanto durante a Black Friday, como na posteridade.

Considerações finais 

A Black Friday é uma data do mercado que acabou ganhando uma expansão pelo mundo, devido ao seu conceito de criar um período atrativo aos consumidores, que, por sua vez, também aguardam a data para compras mais rentáveis. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser usada em todos os dias do ano, contudo, excepcionalmente na Black Friday é possível que um negócio ganhe um destaque em relação aos demais que atuam no ramo. 

Além disso, o processo de angariamento de clientes pode resultar bons alicerces erigidos de clientes fiéis. Tudo isso, claro, por meio do marketing de conteúdo.

Alinhar os conteúdos à Black Friday pode oferecer à empresa benefícios a longo prazo, especialmente posteriores à data, já que houve engajamento e notoriedade à empresa. 

Portanto, fazer um bom planejamento envolvendo a Black Friday é importante. Importante para que se possa alcançar, adequadamente, um destaque não somente durante o período em vigência, mas também na posteridade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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