Marketing de entrada: entenda como funciona e o que gera

 

O marketing de entrada, também chamado de inbound marketing, é um método que abarca abordagens pertencentes às áreas de SEO, de marketing de conteúdo e de marketing de mídia social para atrair e converter consumidores em potenciais clientes.

Esse conjunto de técnicas geralmente é direcionado à aplicação em uma das principais estratégias do marketing de entrada, que é a produção de conteúdo de qualidade.

O montante já referido, contudo, não tem somente essa usabilidade. Essas ferramentas são utilizadas de modo a servirem igualmente à estimulação da autonomia dos clientes potenciais e à pesquisa acerca das necessidades e desejos deles.

Outra ideia fortemente atribuída ao marketing de entrada é a sua oposição ao marketing de saída, que toma exageradamente medidas proativas e acaba incorrendo no erro de se parecer muito “invasivo”.

Para elucidar melhor essas ideias anteriormente mencionadas, os processos, os trâmites e usos que dizem respeito à aplicação dessa vertente do marketing, este artigo os abordará de modo que se compreenda os seus empregos na teoria e na prática.

Saiba o que é marketing de entrada

Precedentemente, houve uma definição conceitual do que é o marketing de entrada. Contudo, os seus pontos limítrofes de definição não se encerram nesses aspectos.

Mais do que uma concepção cerrada que visa a obtenção de potenciais consumidores, esse formato é uma filosofia de mercado que objetiva uma redefinição da ideia e do saber-fazer do marketing tradicional e do marketing de saída.

Se este, marketing de entrada, dá predileção a práticas de divulgação e de angariação de clientes, às vezes, invasivas, aquele marketing de entrada privilegia abordagens pouco invasivas, muito respeitosas e que são frutíferas para ambos os lados de uma negociação.

Ele é uma reflexão que incidiu sobre o marketing e os negócios, e que se fez necessária devido ao grande movimento evasivo que se fazem os consumidores para com os métodos tradicionais de vendas.

Por exemplo, hoje em dia, a televisão, as ligações telefônicas e carro de som para propaganda são táticas à cuja efetividade de impacto os potenciais clientes e consumidores se mostram pouco responsivos.

Isto é, esses métodos não surtem efeitos agudos, imediatos e, às vezes, nem mesmos crônicos sobre o público.

Ao se ler isso, pode-se pensar que essa recusa é oferecida prontamente aos mecanismos antigos de marketing. Porém, isso não é verdade, visto que e-mails promocionais e pop-ups abusivos também são alvos de rejeição por parte dos consumidores. 

Então, se as ferramentas não são necessariamente os determinadores de um eventual fracasso ou de uma eventual ascensão de um método, é importante saber por que o marketing de entrada opera e funciona tão bem.

Como o marketing de entrada funciona?

O inbound marketing se apodera das ferramentas disponíveis à execução de um modo diferente, e é daí que se faz emergir o seu funcionamento eficaz e pragmático para com relação a outras vertentes do marketing.

A seguir, serão elencados tópicos, em ordem, que abordam a aplicação funcional desse formato tão bem-sucedido.

Atraindo potenciais clientes

A atração de consumidores é a introdução que serve à boa execução de um inbound marketing. Neste momento, a produção profusa de conteúdo e de boa qualidade é extremamente necessária. 

Junto a ela, noções de SEO como palavras-chave, texto convidativo, Call To Actions e utilização das mídias sociais perfazem parte dos itens indispensáveis ao processo de atração de consumidores.

Exemplificando: um mecânico que vende baterias e que tem um blog sobre esse tipo de conteúdo pode recorrer à utilização de uma palavra-chave como “bateria para caminhão 150 amperes” em um artigo de blog.

Por sua vez, o artigo deve respeitar os demais critérios exigidos para uma boa produção de conteúdo: um texto convidativo, leitura fácil, bem “solícito” e abundante em informações e em reflexões pertinentes.

A boa aplicabilidade desses nortes guiadores pode levar a produção de conteúdo desse mecânico à primeira página de motores de busca como o Google, DuckDuckGo, Bing.

E se ele figurar ou prefigurar nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, é evidente que ele será mais acessado. 

É necessário salientar que, se alcançado o êxito dessa produção, não se deve se acomodar. A atualização e criação de conteúdo deve ser feita constantemente a fim de que os mecanismos não o rebaixem nos índices de pesquisa.

Produtos “exóticos” ou de demanda pouco convencional como extrusora perfil alumínio podem e devem também atender aos requisitos de atração de consumidores caso queiram ter um bom desempenho na angariação de clientes.

Convertendo consumidores

Supondo que o conteúdo foi bem recepcionado e pôde atrair potenciais clientes dos serviços ofertados, o segundo passo pode ser tomado. 

A fim de que se diversifique, toma-se aqui um outro exemplo: o de um saxofonista casamento preço.

Ao realizar uma criação de conteúdo frutífera, pertinente e de boa qualidade, conjunta a noções de SEO, esse saxofonista pode almejar a conversão dos seus consumidores.

Nesta etapa, ele conceberá maneiras de conseguir dados das pessoas que consomem o seu conteúdo, que aborda provavelmente música, núpcias e casamento.

O mínimo que lhe é exigido é a obtenção dos endereços de e-mail dos seus consumidores. E para alcançar esse objetivo, estes meios podem ser utilizados:

  • Landing pages (páginas de conversão);
  • Formulários de cadastro;
  • Call To Actions;
  • Estudos de caso.

Cada uma dessas estratégias exige planejamento meticuloso, mas a ideia que é intrínseca a todas elas é a de ter acesso a informações relativas aos consumidores que apreciam o conteúdo produzido.

As landing pages são páginas a que são direcionados os que acessam um resultado exibido em um mecanismo de busca. 

Tomando outro exemplo, clicado um resultado de uma pesquisa relativa à palavra-chave pingadeira em granito, é possível que o consumidor seja redirecionado a uma landing page que terá o intuito de lhe fornecer conteúdo relevante acerca do item que ele procura.

Os formulários podem ser interessantes para obter dados desde que ofereçam algo ao consumidor. Por exemplo, uma newsletter, um conteúdo diferente ou especial.

As CTAs, ou Call To Actions, são posicionadas estrategicamente a fim de conduzir o leitor a executar uma ação específica. A sua eficácia pode ser vista em uma inserção estratégica em landing page, por exemplo.

O estudo de caso é dispendioso, mas também é um modo cujos resultados podem ser os mais numerosos.

Pode-se, por exemplo, empreender uma pesquisa acerca das dificuldades de se erigir a montagem de andaime tubo roll e, a partir desta, além colher dados, angariar outras informações que serão preciosas à próxima etapa.

Selecionando dados e fechando negócio

Esta é a etapa crucial, na qual o ofertante de serviços mostra ao seu consumidor a sua aptidão para atendê-lo. 

Para isso, é necessário que o produtor tenha conhecimento e consciência dos interesses, das dores e do perfil daqueles que são os seus prováveis compradores.

Ao possuir uma quota considerável de informações relevantes deles, o ofertante poderá recorrer à utilização de ferramentas que o ajudarão a “joeirar” e selecionar melhor os detalhes obtidos dos seus clientes.

CRMs, gestores de e-mail e lead scoring são itens que permitem ao vendedor realizar um melhor cotejo dos dados que ele têm dos clientes.

É possível, por exemplo, que um distribuidor de esquadrias de alumínio os utilize a fim de realizar um arquétipo de potencial comprador dos seus itens. 

Por meio do lead scoring, ele pode mensurar a probabilidade de um potencial comprador se tornar um cliente. Uma vez que esse procedimento tenha sido bem-sucedido, é possível aceder ao movimento final.

Satisfazendo e fidelizando

A etapa derradeira corresponde à satisfação e à fidelização dos clientes angariados ao longo do percurso realizado. 

Ambos os processos não necessariamente são deslanchados em virtude de uma compra bem-sucedida, embora a venda e a compra sejam atos que podem encabeçá-los.

A satisfação e a fidelização concernem também à tomada de defesa que um cliente de concertina no muro exerce ao ser confrontado por opiniões negativas quanto à qualidade desta.

Ele não incrementa o capital financeiro diretamente aos cofres do negócio, porém, em razão do seu comportamento incitativo à compra ou do seu ato defensivo para com o produto, ele indiretamente age como um “difusor” do produto.

Ao agir dessa maneira, ele é um agente intermédio do sucesso financeiro e do reconhecimento do ofertante e/ou da marca. Portanto, pode-se nomeá-lo como um cliente propagador da marca.

É claro que o objetivo terminante é fazer dele um comprador. Vê-lo como um cliente “difusor”, entretanto, não impede o empreendimento de novas ações para convertê-lo em um cliente comprador.

Benefícios do marketing de entrada

Dentre as principais recompensas obtidas por meio do marketing de entrada, destacam-se as seguintes:

  • Popularidade da marca;
  • Aumento do tráfego nos canais
  • Geração de idoneidade e confiança;
  • Permite a mensuração precisa de métricas;
  • Aumenta o recrutamento de leads;
  • Maior satisfação dos consumidores.

O marketing de entrada pode ser o motor que imputa grandes qualidades e retornos a um negócio, a um ofertante ou a um empreendimento que dele se serve. Isso, claro, se os passos forem bem seguidos.

Conclusões finais

Neste artigo, foi possível ver a acepção técnica do marketing digital, os seus suportes teóricos e filosóficos e as suas implicações práticas.

É interessante elucidar o fato de que o marketing de entrada é muito mais complexo do que pode parecer e, às vezes, acorrer a essa estratégia exige realmente um planejamento estipulado e premeditado.

Portanto, caso se opte pelo seu uso em um negócio, é extremamente importante conhecê-lo dos alicerces ao topo. 

Mais do que uma concepção moderna dos negócios, o marketing de entrada é uma filosofia de mercado que prega autonomia, confiança, honestidade e verdade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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