
O endomarketing, é chamado também de marketing interno, nada mais é do que uma estratégia focada no capital humano de uma empresa.
Em outras palavras, endomarketing é quando a organização decide cuidar do seu cliente interno e não só externo, utilizando de softwares como o crm de vendas para ajudar na otimização de tempo.
Para que serve o endomarketing?
Ele tem a função de trazer a sensação de pertencimento, para que o colaborador esteja integrado no grupo, as empresas de médio e grande porte são as que mais realizam ações de endomarketing.
Micro e pequenas empresas ainda não compreendem bem os benefícios deste conceito, sendo que na maioria das vezes é mais fácil colocar em prática, veja alguns exemplos:
- Treinamentos e capacitações;
- Eventos corporativos voltados aos colaboradores;
- Melhorias nos processos de comunicação interna.
- Diálogo e à troca de experiências;
- Valorização do desempenho individual e coletivo.
Para que as estratégias funcionem como esperado é preciso saber que não terá o efeito desejado se a empresa não colocar em prática a cultura que diz ter, afinal, no marketing ações de comunicação desconectadas da realidade do grupo pegam mal entre seus colaboradores e muitas vezes acaba surtindo o efeito contrário.
Por que investir em endomarketing?
A fim de diminuir a taxa turnover (rotatividade) da empresa e aumentar a motivação dos colaboradores, a estratégia promove a imagem interna da organização como um todo.
Quando ela tem um bom conceito entre os colaboradores, a retenção de talentos tende a ser cada vez maior.
Em suma, ninguém conhece mais da empresa do que o próprio funcionário. O endomarketing começa logo no estágio de contratação, quando a empresa oferece uma remuneração compatível ou, de preferência, acima da média do mercado relativa a função que será exercida pela pessoa contratada.
Isso é claro, acompanhado de um bom pacote de benefícios, plano de carreira e, muitas vezes, pode ser utilizado até mesmo uma premiação por metas alcançadas, além do básico como uma boa estrutura e ambiente de trabalho.
É por isso que o investimento em endomarketing é importante. Afinal, quando bem executado, traz redução de custos e aumento na produtividade e consequências do menor turnover e maior motivação.
Endomarketing x Comunicação Interna
As ações de endomarketing são desenvolvidas para o melhor relacionamento com os funcionários, são os clientes internos de uma organização.
As ações do endomarketing estimulam os colaboradores a trabalharem sempre com organização, compreendendo todas as etapas do pipeline de vendas, fazendo com que entendam melhor entre si e com o cliente externo.
Na comunicação interna é usada estratégias para transmitir informações da instituição ou áreas correlatas por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus funcionários, como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho.
Todas as mensagens podem ser transmitidas através de canais, como e-mail, newsletter, rede social corporativa, entre outros.
Quais as vantagens de investir em endomarketing
Existem alguns softwares que auxiliam na gestão, como, por exemplo, o sistema de crm que ajuda a otimizar tempo na hora de reunir dados, tanto para o cliente interno como o externo trazendo informações que possibilitam a criação de estratégias de aproximação, com conteúdo relevante, chamativo e criativo.
Através do CRM é possível ter acesso a um painel que contém todas as informações necessárias para avaliar o desempenho dos funcionários e, por meio dele, o líder pode acompanhar quais tarefas foram concluídas, quais estão atrasadas e se as metas definidas pela empresa foram batidas.
Atualmente, já existem sistema de crm gratuito onde o desempenho individual também é monitorado pois não depende exclusivamente do colaborador, mas também de como o trabalho em equipe é organizado pela empresa e sua liderança.
Com o CRM, também é possível organizar as tarefas por dia, semana e mês e com as versões mais avançadas desse softwares, e os funcionários não precisam pular de um aplicativo de mensagens para outro.
Existem também versões do sistema CRM on-line gratuito que ajudam a armazenar e cruzar informações de seu cliente, oferecendo exatamente o que ele procura e como a sua empresa pode o auxiliar, fazendo assim com que o colaborador tenha mais assertividade em suas ações.
Como saber se a estratégia de endomarketing está dando certo?
Não tem como saber se a sua estratégia está funcionando com clareza, isso você só vai conseguir no dia a dia, sentindo o clima dos colaboradores e acompanhando o nível de engajamento através dos softwares CRM.
No entanto, é importante para um acompanhamento utilizar pesquisas de satisfação para ajudar os líderes a entenderem se realmente estão criando um ambiente de trabalho positivo.
É importante que as lideranças implementem o modelo de feedback 360º. Nele, o colaborador é avaliado e tem a oportunidade de expressar seus planos e sentimentos com relação à organização, assim o líder entenderá o que está ou não funcionando e como ele poderá ajudar a melhorar a experiência para o seu liderado.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.