O que é preciso para ter uma boa Landing Page?

A Landing Page é um recurso muito importante para as estratégias de Marketing Digital de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

Para que essas ações sejam realmente um sucesso, é necessário fazer muito mais do que apenas atrair um bom número de visitantes para o site. Aliás, de nada adianta receber muitas visitas se elas não forem transformadas em oportunidades.

Desde que o marketing digital surgiu, mudou completamente a maneira como as empresas divulgam seus produtos e serviços e o site institucional é uma plataforma que serve como base para todas as estratégias.

Isso porque quando uma empresa anuncia, por exemplo, nas redes sociais, vai direcionar as pessoas que clicarem em seus anúncios para o site, pois é ali que a conversão acontece.

Mas para que todo esse processo se desenvolva, é necessário criar uma página específica que vai cuidar da conversão de visitantes em leads, e é aqui que entra a landing page.

É muito importante entender o conceito dessa página, saber sobre sua importância e como desenvolver uma boa landing page para a marca, e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.

O que é Landing Page?

Landing page é a página por onde os usuários acessam o site da empresa, e é essencial para aumentar as taxas de conversão, uma vez que ela tem mais facilidade para fazer isso do que outras páginas.

Trata-se de um recurso que influencia muito os lucros para a organização, mas para trabalhar a geração de leads, essa página tem que ter foco na conversão do usuário.

Ela precisa reunir elementos que vão fazer com que essas pessoas ofereçam seus dados de contato para a companhia.

Um fabricante de adesivo personalizado para loja deve usar a landing page para promover seus produtos e serviços, para melhorar as campanhas de e-mail marketing e para promover materiais ricos, como:

  • Ebook;
  • Infográfico;
  • Planilhas;
  • Newsletter.

Compreendendo o conceito de landing page, já dá para ter uma ideia do porquê ela é tão importante para as empresas.

Landing Page: por que é importante?

Criar uma landing page é importante por diversas razões, em primeiro lugar, porque ela facilita muito o lead scoring, priorizando potenciais clientes que estão mais próximos de comprar.

Lead scoring é uma pontuação que acontece por meio de diferentes pontos de contato com cada lead, considerando as ações realizadas por eles.

Supondo que o visitante tenha sido convertido por meio de um material voltado para o fundo de funil, provavelmente está mais próximo de comprar, portanto deve ser priorizado pela equipe de vendas.

Um escritório virtual de advocacia deve facilitar a equipe de vendas por meio dessa estratégia porque ela otimiza a conversão, aproveita boas oportunidades e ainda constrói um histórico de contatos muito valioso.

A landing page também é importante, porque ajuda a segmentar os contatos. Dependendo da conversão em determinado material ou do tipo de informação solicitada pelo cliente, fica mais fácil segmentá-lo.

Empresas que atuam com mais de um produto, possuem mais de uma persona, e a landing page ajuda a fazer a distinção entre elas.

A marca também consegue saber exatamente quem são as pessoas que interagem com ela, principalmente no caso de segmentos que não tendem a um segmento ou porte definido.

Já no caso de negócios B2B, ela é muito útil para definir se uma pessoa dentro da empresa é um contato realmente interessante.

Essa ferramenta é uma ótima opção para gerar oportunidades de vendas, além de ser mais barata nesse sentido. Se a companhia tivesse que usar outros recursos, teria que passar horas fazendo ligações, além de muitas entrevistas.

São estratégias que dão muito trabalho e que custam mais caro, mas se houver a divulgação adequada e uma boa estratégia, a landing page se transforma em um motor de vendas, trazendo oportunidades suficientes para aumentar os lucros.

Só que para aproveitar todos esses benefícios, um fabricante de placa com logotipo precisa saber criar sua landing page.

Como criar uma boa Landing Page?

Existem algumas estratégias fundamentais para que a companhia possa criar uma landing page realmente capaz de converter. São estas:

Criar títulos chamativos

Uma das primeiras coisas quando se pensa em landing page é seu título, afinal esse elemento tem muito destaque dentro da página.

Ele pode se destacar por conta do tamanho da fonte, de seu posicionamento e até por conta da cor. É fundamental que esteja centralizado e destacado para causar impacto visual e chamar a atenção do visitante.

O propósito do título também é convencer o potencial cliente a continuar consumindo o conteúdo da página, pois é assim que ele vai chegar até a chamada para ação (CTA) e fazer a conversão desejada.

Uma empresa de conserto de pc e notebook deve fazer uma promessa irresistível e que esteja de acordo com a oferta, despertando a atenção do visitante.

Usar textos para guiar a conversão

A marca precisa ter em mente que seu principal objetivo ao criar sua landing page é converter o visitante em um cliente que vai gerar receita, algo que precisa ser feito com muita eficiência.

O tempo que uma pessoa leva para visualizar a landing page é inversamente proporcional à probabilidade de clicar no botão, por isso a página deve ser usada para mostrar para as pessoas o que existe de valor para elas.

Quem encara o desafio de fazer isso é o redator, entretanto, o designer também tem um papel importante porque precisa entender o que o cliente está buscando e encontrar a melhor forma de mostrar isso para o usuário.

Usar boas imagens

Depois de criar um bom título e uma descrição inteligente, chegou o momento de usar imagens de qualidade. Uma empresa de manutenção de jardim precisa fisgar a atenção do visitante para que ele ouça o que ela tem a dizer.

O cérebro humano processa imagens visuais rapidamente, para se ter uma ideia, ele consegue fazer isso 60 mil vezes mais rápido do que um texto.

Isso prova que uma boa imagem consegue transmitir a mensagem desejada com agilidade, indo além do texto. É interessante usar alguma coisa que mostre um pouco sobre o conteúdo e que ilustre muito bem a oferta da página.

Além do mais, a landing page ficaria muito estranha se estiver cheia de textos e com um grande espaço em branco. Usar as imagens ajuda a preencher esse espaço e ainda traz um ar mais descontraído, algo fundamental na internet.

Ir direto ao ponto

Quando uma pessoa visita o site institucional de uma gráfica especializada em serviço de gráfica rápida precisa entender exatamente o que a organização quer que o usuário faça.

Por isso é tão importante criar um CTA claro e utilizá-lo para interagir com os clientes. Mas todo esse processo só vai acontecer se a empresa tiver criatividade na hora de transmitir essa mensagem.

Primeiro ela precisa definir qual é o objetivo mais importante da conversão e deixar os outros objetivos para outras páginas na plataforma.

Caso seja necessário acrescentar outras tarefas na landing page, é fundamental respeitar a hierarquia visual para que o elemento mais importante seja visto primeiro.

Isso se dá por meio de cores, tamanhos e formatos que devem ser usados estrategicamente, valorizando a estética visual da página.

Saber usar as cores

Uma lavanderia perto precisa saber usar as cores porque elas direcionam a atenção do visitante para o ponto mais importante da página. Existem diversos estudos na área de psicologia que mostram as emoções que as cores despertam nas pessoas.

Existe uma grande quantidade de marcas que utilizam o azul porque ele traz sentimento de paz, calma e confiança. Mas a cor também tem o papel essencial de chamar a atenção do visitante em meio a outras informações.

É como se a marca saltasse da tela, usando cores contrastantes entre o fundo e aquilo que deseja destacar. Um exemplo disso é usar uma página toda de uma cor e destacar o CTA com outra.

Um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante pode fazer isso justamente porque o objetivo é pontuar a ação que o usuário precisa fazer, ou seja, o elemento mais importante para a conversão.

Se a mesma cor for utilizada na página toda, vai perder esse poder, assim sendo, é necessário ter muito cuidado e critério na hora de escolher.

Considerações finais

 A landing page é um recurso muito importante para as conversões, independentemente do propósito do negócio e da ação que ele deseja que seu visitante realize.

É uma página fundamental para começar a converter visitantes em leads e assim iniciar todo o processo do funil de vendas. Como resultado, a companhia terá muito sucesso com suas estratégias de marketing e potencializar seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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