Por onde começar a investir em tráfego pago?

Hoje, viver fora do ambiente online não traz nenhuma vantagem para a empresa que quer se destacar no mercado e posicionar-se mais adequadamente frente a concorrência acirrada. Desse modo, o tráfego pago deve fazer parte da estratégia de marketing digital.

A internet tem revolucionado mais do que nunca a forma de vender e negociar produtos e serviços em um restaurante para festa de casamento, por exemplo. Pode ser criando um site e o deixando o mais atrativo possível para atrair clientes e veicular as informações. 

No momento de colocar a empresa na internet, para que ela seja divulgada com mais expansividade, é essencial munir-se das estratégias que o tráfego pago oferece, por meio de plataformas oferecidas.

O tráfego pago auxilia a clínica veterinária mais próximo de mim a aumentar o número de consultas e trazer mais clientes que estejam interessados a cuidar mais apropriadamente dos animais de estimação.  

Ele é um grande aliado para o alavancamento dos negócios em qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e é bem aceito em todos os segmentos. Afinal, o objetivo de qualquer organização é aumentar o fluxo de consumidores e as vendas.  

O significado de tráfego pago 

O tráfego pago está relacionado com a movimentação de visitantes em um site, loja ou página, obtidos através de anúncios e propagandas publicitárias que exigem pagamento e pode ser usado para aumentar as visitas de uma empresa terceirizada recepcionista

Não que o tráfego orgânico não chegue a esse objetivo, também, mas com o orgânico a movimentação de visitantes é mais lenta, visto que essa estratégia usa de técnicas de posicionamento, como SEO, para gerar um aumento de tráfego de forma manual.

Entretanto, as estratégias de ambos os tráfegos podem ser utilizadas em conjunto em um blog de uma gráfica perto de mim aberta, mas exige paciência, trabalho dedicado e conhecimento bastante aprofundado nas ferramentas que o possibilitam.  

Portanto, a diferença fundamental entre o tráfego pago e orgânico é que o primeiro exige investimentos e o segundo pode ser feito gratuitamente, em plataformas que estão disponíveis, tais como:  

  • Google; 
  • Pinterest, 
  • Facebook; 
  • Instagram; 
  • Sites e blog.

E já que o assunto está voltado para plataformas de tráfego, também existem algumas direcionadas ao tráfego pago, para gerar anúncios e propagandas, tais como: 

  • Google Ads; 
  • Facebook Ads; 
  • Instagram Ads; 
  • Youtube Ads; 
  • LinkedIn Ads; 
  • Bing Ads; 
  • Taboola. 

Como se pode observar, todas essas elencadas nesta lista logo acima, levam a palavra “ads”, que significa “anúncio”, na linguagem do marketing e esses anúncios aparecem frequentemente quando vídeos são assistidos pelo Youtube, por exemplo. 

Uma empresa de serviços gerais pode veicular anúncios através do Facebook e até pelo LinkedIn, desde que para este segundo ela esteja procurando profissionais mais qualificados, pois ele se destina a esta área. 

A plataforma mais conhecida é o Google Ads e com ela é possível transmitir e criar anúncios para que o site fique em primeiro lugar nos resultados de pesquisa feitos nos mecanismos de busca.  

Quando o anúncio da empresa agente de portaria aparece nos resultados do Google é ativado no momento em que o usuário busca por uma palavra-chave que esteja vinculada a ele.  

Automaticamente, quando o anúncio é clicado, o usuário é conduzido para a página de destino que está atrelada a esta palavra-chave, formando assim o tráfego pago. A desvantagem do anúncio pago é que ele dura apenas durante o pagamento.  

Ele sai do ar assim que o investimento termina e um anúncio sobre os serviços de exames admissionais, por exemplo, não são mais encontrados, afetando no número de visitantes, diferente no tráfego orgânico, onde o anúncio não perde a visibilidade e continua no ar.  

Ainda na diferenciação entre os dois tipos de tráfego, o orgânico não tem custo e o visitante chega até um site ou página de forma natural, sem clicar em qualquer tipo de anúncio, muitas vezes por curiosidade, não necessariamente com a intenção de comprar algo.

Entendendo como funciona o tráfego pago 

Para que os anúncios sejam exibidos e possam gerar tráfego de visitantes, o pagamento dos mesmos é feito através do CPC (Custo por Clique) ou do CPM (Custo por Mil Impressões). 

Note atentamente que quando se fala em “impressões” não é a mesma coisa que a impressão de um anúncio em papel, mas se o site ou página de um chaveiro 24 horas vai aparecer mil vezes nos resultados das buscas, ou seja, se será visto.  

O CPC é a estratégia mais indicada para gerar tráfego real nas páginas e só será pago pela quantidade de cliques recebidos nos anúncios. Já o CPM torna-se recomendável para maior visibilidade, aqui, o objetivo é que o anúncio apareça muito mais vezes.   

O CPC gera cliques e o CPM gera apenas visibilidade. Se a empresa sabe o quanto quer investir, escolher o CPC nas estratégias de marketing é ideal. Agora, se os negócios estão iniciando é necessária mais visibilidade para a marca, por isso é preferível o CPM.    

Como investir em tráfego pago 

Primeiramente é necessário disponibilizar o montante financeiro para o investimento e definindo esse valor a empresa pode começar através do cadastramento em uma plataforma de anúncios. 

Depois de definir o método no qual o anúncio será feito, para que seja exibido para o público-alvo, ao iniciar o pagamento o anúncio passa a ser veiculado nessas plataformas, durante o tempo da contribuição.  

Com o tráfego pago os resultados são imediatos, ou seja, a movimentação em um site ou página acontece mais rapidamente, aumentando o número de visitantes, que mais a frente vai colaborar em maiores vendas de produtos e serviços.  

Não é necessário muito dinheiro para investir no tráfego pago, para obter resultados com ele. Existem valores mais baixos no Facebook e Instagram, por exemplo, e tudo depende do objetivo que se quer alcançar com uma campanha.  

Investir em tráfego pago gera sucesso nos negócios porque os visitantes são atraídos em um curto período de tempo e os anúncios de uma marca tornam ela ainda mais fortalecida no mercado.  

Com o tráfego pago é possível criar campanhas mais específicas e pontuais, como na época da Black Friday, anunciando produtos e serviços para aumentar a entrada da receita financeira.  

O tráfego pago é capaz de gerar uma personalização do público mais apurada, principalmente quando são usadas palavras-chaves adequadas, que levam o interessado diretamente a um site ou página. 

Um dos maiores objetivos de uma empresa também é economizar recursos, por isso o baixo custo no investimento em tráfego pago leva o negócio a ter maiores possibilidades de investir em outras necessidades, com o restante de recursos que existem. 

A empresa anunciante pode acompanhar o resultado dos anúncios em tempo real, economizando tempo dos colaboradores em outras atividades, como uma maior observação na venda de produtos e serviços, isso significa maior sucesso nas vendas.  

Dentre os benefícios do tráfego pago pode-se destacar a geração de mais leads, maiores conversões, mais cliques para atrair visitantes, aumento da visibilidade da empresa junto à concorrência, mais vendas, melhor posicionamento no mercado e destaque de uma marca. 

Para melhorar a performance com o tráfego pago é necessário atentar-se a pontos como: conhecer as necessidades da persona, criar anúncios objetivos, identificar as pessoas mais propensas a comprar o produto e utilizar-se das técnicas de neuromarketing  

Considerações finais 

Com o tráfego pago, os anúncios podem atrair mais visitantes para uma página ou site, alavancando as oportunidades de mais vendas de produtos ou serviços. 

Através do tráfego pago o público pode ser segmentado mais adequadamente e, os anúncios podem ser criados para atingir exatamente este público, esteja onde estiver. 

As plataformas que auxiliam o tráfego pago, como o Facebook Ads ou Taboola, por exemplo, podem ser acessadas com um cadastramento, trazendo mais visibilidade para a empresa, ou gerando mais cliques nas propagandas. 

Não é necessário um investimento muito alto, porque as plataformas oferecem valores bem baixos, dependendo do objetivo da campanha.  

Todas as empresas, inclusive as MEIs, podem investir em tráfego pago, e eles também podem ser utilizados para profissionais liberais como pintores, encanadores ou prestadores de serviços individuais de reforma. 

Pelo fato dos valores do tráfego pago serem flexíveis, tanto empresas de pequeno porte, por exemplo, podem pensar nessa estratégia para aumentar as conversões e gerar mais leads.  

Os negócios crescem muito quando essa estratégia paga é utilizada e ela traz muitos benefícios para a empresa, como os mostrados aqui. Caso os negócios estejam iniciando no mercado, nada melhor do que investir em anúncios pagos. 

Os valores são pequenos, acessíveis ao bolso da empresa, dentro do planejamento e ainda é uma forma de alavancar as vendas e ter um retorno financeiro muito expressivo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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