
Ter um site dedicado à empresa, além de aumentar a visibilidade da marca no mundo digital, permite um maior controle sobre o conteúdo. Isso facilita as estratégias online e possibilita uma compreensão completa e precisa do negócio e de seus produtos.
Hoje, é quase impossível imaginar uma corporação crescendo fora do espaço online. Por isso, ao criar uma estratégia relevante, é importante considerar como criar uma página com domínio próprio.
Além disso, é fundamental que o site seja atraente e informativo, além de estéticamente agradável para os visitantes e clientes existentes.
No entanto, para facilitar o entendimento da importância e benefícios de ter um bom domínio registrado, serão vistos alguns pontos cruciais neste artigo.
O que é um domínio próprio?
Um site que é inteiramente de propriedade da organização. O domínio real, ou URL, como também é conhecido, é o endereço virtual de uma página.
Isso implica que é por meio dele que os consumidores ou clientes de uma loja de cortina de vidro retrátil encontrarão a empresa quando precisarem de informações, produtos ou serviços relacionados ao negócio.
Antes, as pessoas precisavam do endereço exato de um local para alcançá-lo fisicamente. Desde o advento da internet, o endereço virtual tornou-se a forma mais eficaz e prática de localizar, pesquisar e adquirir itens dos mais diversos tipos, até mesmo resina tinta piso.
Basta abrir o navegador e pesquisar o que deseja e o usuário irá encontrar diversas opções e sites com produtos, serviços e informações sobre os assuntos mais variados. Com isso, basta escolher qual o interessa mais.
Qual a importância de um domínio próprio?
Hoje, os consumidores mudaram seu comportamento, principalmente com o advento da internet e da transformação digital, isso levou à possibilidade de interagir e comprar sem sair de casa.
O domínio é vital para facilitar a descoberta de uma empresa de serviços terceirizados, por exemplo, de forma conveniente e eficiente para o público em questão.
Afinal, quanto maior for o volume de buscas e visitas, maior será a probabilidade de conversão em receita e crescimento de um negócio, independente do ramo em que ele atue.
Em última análise, as empresas, sejam elas de terceirização de serviços administrativos ou outros segmentos, precisam estar visíveis na internet, demonstrar sua existência, o que elas têm a oferecer e os benefícios aos consumidores.
É através de uma página online que pode promover a companhia e o seu domínio próprio faz parte desta estratégia relevante para garantir mais vendas.
Ao criar seu próprio site, uma empresa especializada em tratamento de fissuras em concreto armado deve saber que uma das dicas mais importantes é que ele não seja permanente.
O conteúdo deve ser atualizado com frequência, pois isso fará com que as pessoas retornem para acompanhar as novidades.
Portanto, é fundamental traçar algumas metas e estabelecer objetivos claros para serem alcançados com a criação de um bom domínio. Os objetivos e metas podem ser:
- Aumentar a aquisição de leads;
- Maximizar as conversões;
- Melhorar o desempenho de outras ações de marketing;
- Melhorar o relacionamento com os clientes.
Tudo isso irá depender de como a empresa irá estruturar a criação de seu próprio site. É crucial garantir que existam diferenças entre um site que vende produtos eletrônicos, por exemplo, para um que realiza o planejamento de um escritório home office planejado.
Razões para ter um site com domínio próprio
Todos reconhecem a importância de um site para qualquer empresa hoje em dia. Afinal, é o primeiro ponto de contato com o mundo digital, é uma espécie de portal que permite a comunicação com potenciais clientes.
Uma vez criado um site, registrar o domínio é essencial para garantir a exclusividade do nome na internet para aquele nome escolhido, principalmente se for idêntico ou tiver muito significado sobre a marca.
Depois de registar o nome de domínio, o aspeto do site é mais profissional e ganha credibilidade junto do público. Isso irá ajudar a compreender melhor por que é tão vantajoso criar um domínio próprio.
1. Aumentar a visibilidade e alcance online
A escolha do domínio de um site, também conhecido como endereço eletrônico, deve fazer parte da estratégia de entrada de uma empresa de decoração especializada em projetos de sala de estudo planejada.
Um domínio respeitável terá efeito no posicionamento do site nas páginas de busca, no volume de tráfego e, consequentemente, na sua visibilidade.
Os mecanismos de busca, como o Google, favorecem quem tem domínio próprio, o que faz com que o site apareça próximo ao topo das buscas. Isso aumentará o número de acessos à página e elevará o número de oportunidades de negócios.
2. Passar mais credibilidade para a marca
Os domínios gratuitos não têm uma impressão positiva e causam desconfiança para a marca. Vale a pena investir no registro de domínio para transmitir seriedade e segurança aos visitantes e potenciais clientes.
Adicionalmente, um domínio registado está protegido contra perda, uma vez que o domínio é propriedade de quem primeiro o registou, mesmo que o responsável pelo registo não seja o titular da marca.
Um domínio dedicado também facilita a associação do mesmo com serviços personalizados como o de fachada acm vazado o que podem potencializar a promoção de um negócio online.
O mesmo nome está presente no e-mail, blog e subdomínios que se destinam a divulgar produtos, serviços e fazer conexões que possam potencializar o marketing e a fidelização à marca.
3. Fortalecer a marca
Uma vez que uma reputação e visibilidade mais confiáveis são alcançadas, o registro de um domínio beneficia a presença online da marca.
O registro é semelhante a um documento que preserva a identidade da marca. Deve ser considerado um investimento de longo prazo, pois quando uma marca é reconhecida e tem a confiança do cliente, ela terá um valor maior ao longo do tempo.
4. Maior independência e controle
A partir do momento em que uma pessoa registra um domínio e se torna proprietário de um site, tem total liberdade para fazer o que quiser com os conteúdos e arquivos associados a ele.
Se for um site de varejo, por exemplo, é possível criar uma página personalizada com base nas necessidades do cliente.
Também pode-se utilizar uma cotação ou um chat para atender o visitante. Essa abordagem facilita a comunicação e aumenta as chances de fechar negócio.
Quando alguém utiliza mídias sociais ou domínios gratuitos, depende deles porque o domínio está associado a outro nome. Isso resulta em perda de credibilidade e segurança para a página.
Ao personalizar o endereço de e-mail com o próprio domínio, é possível criar uma aparência mais séria e profissional que aumenta a confiança dos clientes. Por fim, ter um domínio próprio facilita a implementação de técnicas de SEO e o monitoramento do tráfego do site.
Com isso, é viável obter informações importantes e analisar o comportamento do cliente para potencializar o desempenho orgânico da página.
5. O registro de domínio tem prazo de uso longo
Depois de registrar um domínio, o dono fica com a propriedade dele pelo tempo que escolher, podendo até vendê-lo, alugá-lo ou transferi-lo para outra pessoa.
No Brasil, o mercado de domínios na internet está crescendo rapidamente, por isso os melhores nomes já estão registrados e estão se tornando cada vez mais valiosos.
O período mínimo de tempo que alguém pode registrar um domínio é de um ano. No entanto, é possível adquiri-lo por mais tempo e também renová-lo.
Para manter a posse do documento, deve-se estar ciente da data do registro e do próximo pagamento da anuidade.
Se o registro foi feito por meio de uma corporação, a corporação geralmente avisa com antecedência à expiração do registro. O custo de registrar um domínio é baixo e traz inúmeros benefícios para qualquer negócio.
Por que um domínio auxilia nas estratégias?
Os mecanismos de pesquisa, principalmente o Google, incorporam informações sobre o comportamento do usuário, situações ou problemas menores que afetam negativamente a experiência do usuário não são tolerados por esses mecanismos de pesquisa.
Uma URL bem concebida também tem um efeito positivo na busca pelo objetivo final do posicionamento de pesquisa orgânica.
O uso de palavras-chave, sinônimos e até de cauda longa faz parte da criação de um bom nome de domínio e podem impactar positivamente ou negativamente, tudo depende de como são usadas.
Muitas novas empresas entendem bem sobre o assunto e possuem nomes que já descrevem suas atividades, outras que já tinham um nome mais conceitual do que conteúdo buscaram outras soluções, como landing pages, sites, entre outros.
Considerações finais
A maioria dos profissionais que trabalham no meio digital já abordaram o mesmo tema e concordam com sua importância, pois o domínio é uma parte fundamental de qualquer estratégia online.
Então, é preciso pensar muito bem antes de escolher um bom nome de domínio, pois nomes iguais ou até parecidos com outros sites podem gerar confusão no público-alvo.
Portanto, é essencial que os empreendedores escolham o nome do domínio cuidadosamente. Com isso, podem garantir um sucesso maior na aquisição de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.