Criar conteúdos ricos e relevantes é uma estratégia muito importante para qualquer empresa, tanto é que por conta disso surgiu o marketing de conteúdo, uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade.
A internet trouxe novas possibilidades de negócios para as organizações que estão atentas às mudanças na sociedade. O marketing digital surgiu para que as companhias pudessem aproveitar as novas possibilidades.
Trata-se de marketing digital todas as ações realizadas pelas companhias para divulgar seus produtos e serviços, conquistar clientes e criar relações positivas que incentivam o consumo das soluções.
Essas relações acontecem por meio de dispositivos usados para se conectar com a internet, tais como o computador, tablet, celular, entre outros. Com os consumidores cada vez mais conectados, aumentou também o nível de exigência deles.
Para atender a essas exigências, as empresas entenderam a importância de produzir bons conteúdos e é dessa forma que vão conquistar a confiança das pessoas e trabalhar uma relação próxima e benéfica para ambos os lados.
Sendo o conteúdo o centro dessa prática, este artigo vai mostrar motivos para criar bons materiais, quais são seus benefícios, como melhorá-los e a importância de fazer isso.
Por que ter um bom conteúdo na internet?
Os mecanismos de busca, como no caso do Google, utilizam os conteúdos produzidos nas plataformas digitais para ranquear os resultados de pesquisa. O material produzido pela marca é realmente bom, a empresa aparece bem posicionada.
Ter um bom posicionamento é essencial porque o primeiro colocado recebe 33% dos cliques, o segundo recebe 17% e o terceiro recebe 12%. O restante vai dividir os demais acessos nas plataformas de.
Para um fabricante de rack patch panel, usar as redes sociais é fundamental para as estratégias de marketing digital, principalmente porque 62% da população Brasileira usa essas plataformas.
Uma organização que produz bons conteúdos, consegue aumentar a visibilidade de sua marca, produtos e serviços também nas redes sociais. Os materiais são compartilhados nessas plataformas e atraem visibilidade e oportunidade.
Investir em produção de conteúdo é imprescindível para converter visitantes em leads nas plataformas institucionais. Também faz com que os usuários permaneçam mais tempo navegando pelas páginas, o que aumenta a credibilidade e a confiança da marca.
É nesses canais que os usuários podem assinar newsletter, baixar um e-book, responder os questionários da empresa, entrar em contato com ela e comprar suas soluções.
De maneira resumida, o principal motivo para investir em conteúdos é melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, ao mesmo tempo, a marca conquista mais visibilidade nas redes sociais e aumenta as taxas de conversão.
Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para uma empresa de injeção termoplástica e negócios dos mais variados segmentos.
É por meio deles que a companhia consegue atrair o público, capturar leads, aumentar as conversões, entre outros objetivos fundamentais para o sucesso das estratégias de marketing digital.
Somente com bons materiais é possível aumentar o alcance da marca, atrair mais visitantes para o site institucional, melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca e consolidar a empresa como referência naquilo que faz.
Conteúdos relevantes também são capazes de melhorar a reputação no mercado e gerar valor para o público-alvo.
Como melhorar os conteúdos na internet
Para ter acesso a todos os benefícios que os conteúdos de valor podem trazer para o negócio, é fundamental investir em práticas para melhorá-los. Entre elas estão:
Estar presente nas redes sociais
O alcance dos conteúdos pode ser melhorado quando a marca está presente nas redes sociais. São plataformas populares e que oferecem oportunidades para conquistar uma audiência maior.
É uma possibilidade interessante para o marketing de conteúdo, independentemente do assunto abordado dentro do material.
Se uma empresa escreve um texto com dicas para ir regulando gnv e compartilhar em seu perfil no Facebook, os seguidores interessados podem consumir esse material e compartilhá-lo com outras pessoas em seus perfis.
Otimizar os conteúdos
Para melhorar ainda mais o ranqueamento das produções no Google de maneira orgânica, é muito importante otimizar os materiais para os mecanismos de busca.
Isso envolve o uso de estratégias de SEO, Search Engine Optimization, um conjunto de práticas que melhora o conteúdo da marca e suas páginas para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa. São ações como:
- Uso de palavras-chave;
- Design responsivo;
- Otimização de imagens;
- Títulos atraentes.
Essas e outras estratégias ajudam a empresa a colocar seus materiais na primeira página de resultados e o link da marca será o primeiro a aparecer quando o usuário utilizar o mesmo termo presente dentro do material em suas pesquisas.
Investir em anúncios pagos
Se uma clínica especializada em implante de cabelo quiser aumentar o alcance de um conteúdo específico rapidamente, pode investir em links patrocinados.
Trata-se de um tipo de anúncio feito com o Google para colocar o link no topo dos resultados das pesquisas usando as palavras-chave escolhidas, assim, estará mais visível para os usuários.
No entanto, essa estratégia não pode ser usada o tempo todo, mas se a marca quiser resultado mais rápido para aumentar o alcance do material, é uma excelente escolha.
Criar um portfólio bem definido
Quando a empresa cria um material direcionado para um público específico, consegue melhorar seu alcance e seu desempenho na internet.
Isso acontece porque a estratégia trabalha um tipo de abordagem que torna o material mais focado e aprofundado, despertando o interesse de pessoas que querem mais informações sobre o assunto.
Importância de produzir bons conteúdos
Produzir bons conteúdos é importante por diversas razões. Uma delas é que, por meio desses materiais, uma oficina mecânica Honda consegue ter mais visibilidade na internet.
Mesmo se o negócio oferecer um atendimento impecável para o cliente e um produto de alta qualidade, precisa saber se comunicar com as pessoas e transmitir informações importantes sobre sua área de atuação.
Um negócio local também consegue ter vantagens com isso porque é muito comum que os usuários façam pesquisas no Google para encontrar estabelecimentos próximos, visto que trazem mais comodidade e rapidez.
Utilizar ferramentas inteligentes como o Google Meu Negócio, as redes sociais e ter um site institucional com bons materiais publicados permite que a empresa transmita informações sobre sua atuação e divulgue avaliações de outros usuários.
Conteúdos relevantes aumentam a presença online da marca e melhoram o relacionamento entre ela e os consumidores.
Por falar nisso, a internet é um ambiente democrático e de comunicação livre, por essa razão, fica muito mais fácil estreitar a relação entre a empresa e seu cliente.
Um fabricante de arara desfile closet também precisa ter em mente que o consumidor tem um papel muito ativo na relação de compra e venda, por isso, está mais exigente na hora de escolher as soluções oferecidas.
Uma das formas de gerar conteúdo é por meio das avaliações feitas por outros clientes que já compraram com a marca. São materiais muito importantes para o sucesso do negócio e melhorar o relacionamento com as pessoas.
Quanto mais avaliações positivas a empresa tiver, mais fácil será aumentar e reter os clientes. É por isso que as marcas precisam estar sempre atentas aos comentários positivos e negativos e respondê-los de prontidão.
Outra ação essencial é responder às dúvidas rapidamente e gerenciar períodos de crise. É assim que uma empresa de escoramento de laje maciça vai fazer com que o cliente se sinta ouvido e acolhido.
Aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, facilitaram muito a vida de pessoas e empresas no mundo todo e muitos usuários preferem se comunicar dessa forma.
Os conteúdos também podem ser gerados por meio dele com o intuito de oferecer o máximo de informações possíveis para os contatos. Um restaurante pode colocar o menu no status do WhatsApp, assim como é possível criar um catálogo de produtos.
Para potencializar ainda mais as possibilidades da ferramenta, uma empresa de venda de chapa pode criar promoções exclusivas ou oferecer brindes promocionais para seus contatos.
Por fim, produzir bons conteúdos é fundamental para atingir o público certo e aumentar as vendas. O consumidor moderno pode comprar as mesmas soluções com diferentes marcas, por isso, precisam confiar na empresa para comprar com ela.
Quando a organização oferece materiais esclarecedores sobre sua área de atuação, mostra que domina seu setor e que é capaz de atender às necessidades do público.
Considerações finais
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes na internet e precisa ser trabalhado continuamente pelas empresas para que possam alcançar seus objetivos.
São materiais publicados no blog e site institucional, compartilhados nas redes sociais e que geram aproximação entre a marca e sua audiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.