Produção de conteúdo para as redes sociais: 6 maneiras de obter sucesso

Produção de conteúdo para as redes sociais: 6 maneiras de obter sucesso

As redes sociais são veículos importantes para uma empresa publicar seus conteúdos e para vender com mais sucesso os seus produtos ou serviços. Com elas é possível adquirir muitos seguidores por meio de um relacionamento mais impessoal.

Atualmente, a maioria das pessoas tem um celular e, nele, estão instalados os aplicativos de redes sociais, que possuem acessos diários, por muitas vezes seguidas, e diversos indivíduos passam horas navegando por elas.

As redes sociais não são apenas uma maneira de se distrair, mas também são formas de adquirir conhecimento e procurar trabalho como mecânico para realizar a revisão land rover, por exemplo.

Para as empresas, as postagens de conteúdos por meio desses canais sociais são importantes porque através delas é possível atrair mais clientes, aumentar as vendas, criar credibilidade junto às pessoas e difundir o valor de uma marca no mercado.

Elas também são importantes porque geram mais engajamento e essas postagens podem ser compartilhadas com outras pessoas, desde que sejam produzidas com informações relevantes e que despertem a atenção dos consumidores.

Diversas empresas têm aderido à contratação de influencers digitais, que por meio da sua influência conseguem atingir núcleos específicos de consumidores qualificados para comprar piso tipo paver.

Normalmente o influenciador se identifica com o conteúdo postado e isso gera maior proximidade com o público como se fosse um contato natural, porque entre ele e consumidor se estabelece uma comunicação mais aberta.

Quando uma empresa realiza suas estratégias envolvendo estes espaços de relacionamento virtual, ela consegue alcançar o seu público e as pessoas com grande força.

Isso porque conforme ela lança promoções, discussões, quizzes e outras ações de interação online com o seu público, ela está fornecendo às pessoas a oportunidade de dialogarem e compartilharem dados e opiniões.

A importância das postagens na mídia social é tão grande para as empresas que elas conseguem fazer com que as organizações realizem uma análise profunda do comportamento dos seus clientes de exame bioquímico veterinário, por exemplo.

Através disso, a empresa define mais precisamente qual é o público ideal para esse tipo de exame e pode estruturar suas estratégias de marketing digital, impactando todos os seus departamentos.

A produção de conteúdos nas redes sociais

A lista abaixo aponta seis dicas estratégicas para a produção de conteúdo nas redes sociais que podem garantir o sucesso de uma empresa. São elas:

  • Definir metas para o conteúdo;
  • Conhecer o perfil do público;
  • Escolher as mídias sociais certas;
  • Optar pelo formato dos conteúdos;
  • Criar um calendário de postagens;
  • Analisar e avaliar o desempenho do conteúdo.

As metas para os conteúdos devem possuir as características SMART, traduzido como “esperto” no idioma português.

É importante que todas as estratégias ajudem a definir os objetivos que a empresa quer alcançar e eles são encontrados nas quatro letras do SMART, estando eles caracterizados abaixo:

  • S de específicos;
  • M de mensuráveis;
  • A de atingíveis;
  • R de relevantes;
  • T de temporais.

Os objetivos específicos devem ser claros e manter o foco naquilo que se precisa alcançar. Já os mensuráveis porque precisam ser medidos para tomar conhecimento quando foram alcançados.

Atingíveis porque as metas devem condizer com a realidade, mas sendo desafiadoras e motivacionais.

Relevantes porque devem fazer sentido, como a utilização de uma bateria de gel para carro nova, no momento em que essas metas forem atingidas e Temporais porque o seu prazo deve ser definido para alcançar as metas de vendas deste produto.

Ter objetivos definidos com clareza significa que a publicação de cada conteúdo e os posts publicados devem estar em concordância.

Conhecendo o perfil do público, a empresa pode adaptar o seu conteúdo falando diretamente com ele, com uma abordagem mais humana e eficaz, envolvendo-o por completo.

Por isso é essencial saber quais os horários em que o público acessa mais ativamente cada rede social, gerando assim mais engajamento de forma que os conteúdos possam ser compartilhados.

Os principais canais sociais utilizados para a postagem de conteúdos e que são acompanhados frequentemente pelas pessoas são o Facebook, o TikTok, o Twitter, o Linkedln e o Instagram.

A terceira dica é saber escolher as plataformas sociais certas e nem todas elas precisam ser utilizadas, apenas aquelas as quais o público está mais ativo e tem chances altas de interagir com a empresa de limpeza corporativa, por exemplo.

Os resultados são muito melhores e com certeza aparecem. Cada uma dessas plataformas são capazes de atender às necessidades particulares de cada empresa, seja por meio de textos, fotos, vídeos ou áudios.

Quando os conteúdos são planejados é necessário escolher qual o formato mais adequado para eles e alguns dos mais populares e recomendados são:

  • Conteúdo gerado por usuários;
  • Transmissões ao vivo;
  • Concursos e competições;
  • Colaborações de marketing de influência.

Não é recomendável apostar em um único formato se a ideia é gerar engajamento, mas é necessário manter constância nas publicações e para isso criar um calendário é essencial, porque cada mídia social tem seus horários específicos de movimentação.

O calendário é uma forma de lembrar a equipe sobre as postagens dos conteúdos, mantendo-a responsável por isso, para que se comprometam e mantenham o seu foco.

Esse calendário deve ser utilizado como ponto de referência para que as postagens tornem-se um hábito nas redes sociais, fazendo com que elas sejam regulares e façam com que a empresa esteja à frente dos concorrentes de serviços recepção.

A frequência depende muito de cada rede social, porém existe um cronograma básico: Facebook (cinco a sete posts semanalmente); Twitter (três a cinco por dia), Linkedln (um por dia) e Instagram (um post ou um story por dia).

É necessário, também, acompanhar e avaliar o desempenho de cada conteúdo em conformidade com as metas traçadas, conforme abordado anteriormente.

Isso porque ao mensurar cada meta e analisar os conteúdos é que a empresa pode garantir o sucesso em suas estratégias, que nunca devem ser subestimadas, pois com elas o tempo de investimento da empresa, nesse sentido, sempre é bem gasto.

Lembrando que uma clínica de limpeza de pele para tirar manchas, por exemplo, deve conhecer seus objetivos e manter uma comunicação aberta e consistente com seus seguidores e clientes.

Como realizar essa comunicação com os seguidores

Para que uma empresa consiga manter uma comunicação aberta com seus seguidores é necessário seguir algumas dicas que serão apresentadas abaixo para que isso possa acontecer, são elas:

  • Fazer perguntas aos seguidores;
  • Pedir a opinião dos seguidores sobre produtos ou serviços oferecidos;
  • Escutar o que as pessoas querem dizer sobre a empresa;
  • Permitir a melhor interação possível;
  • Acatar a opinião dos seguidores, aprender e trabalhar com elas;
  • Incentivar uma discussão sem desviar o foco para temas negativos.

Essas dicas permitem uma abordagem com mais abertura frente aos seguidores, sem contar as opiniões dos influenciadores. É importante porque eles sempre saibam a respeito do que estão divulgando e por isso conseguem influenciar tantas pessoas.

Acima, o texto fez referência a respeito da produção de conteúdos mais humanizados. Considerando a palavra “humanizado”, isso significa que as mensagens dos conteúdos devem se aproximar o melhor possível das necessidades dos clientes. 

Por exemplo, uma empresa especializada na venda de coifa em aço inox para cozinha industrial, se o assunto é “coifa” as postagens devem ser pertinentes a esse tema.

De que modo produzir conteúdos humanizados?

A produção de conteúdos humanizados que devem ser postados nas redes sociais é importantíssima. Eles conseguem aproximar muito mais a empresa do seu público e abaixo seguem algumas dicas de como produzi-los:

  • Desenvolva empatia;
  • Compartilhe os valores da empresa;
  • Crie uma comunidade com os clientes;
  • Adote uma linguagem próxima à dos clientes;
  • Não fale apenas dos negócios: divirta, entretenha e eduque;
  • Converse com os clientes.

Enfim, de tudo o que foi aqui abordado, conclui-se que as redes sociais são as melhores formas de uma empresa veicular as suas postagens para alcançar mais clientes e seguidores também.

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é mais do que necessário ultimamente. É um ambiente de interação no qual a maioria das pessoas passam o seu tempo, seja por divertimento, procurando informações ou realizando suas compras.

Portanto, é imprescindível que as empresas saibam reconhecer quais são as melhores formas para alavancar os seus negócios e converter mais clientes.

A parceria com seguidores auxilia enormemente nesse sentido, porque ao estarem constantemente presentes nas redes sociais, são capazes de influenciar muitas pessoas por meio de seus depoimentos, fazendo-as se direcionarem para a empresa.

E não menos importante: os conteúdos publicados nas mídias sociais precisam ser adequados às necessidades dos clientes e seguidores, pois essa também é uma forma de garantir o sucesso de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *