Ao iniciar um negócio, é comum que se planeje várias etapas importantes para o futuro do negócio, sejam elas relacionadas aos produtos que serão vendidos ou como será atingido o público-alvo.
Um público-alvo é um grupo específico de pessoas que uma empresa deseja atingir ao desenvolver uma estratégia de marketing para um produto ou serviço.
Ser capaz de se encaixar em um coletivo de pessoas do mesmo sexo, idade, educação, interesses e assim por diante. É com as pessoas em mente que uma empresa deve ser mais eficaz em arrecadar dinheiro como uma corporação.
Nesse sentido, um hotel cachorro que planeja aumentar esse evento público em uma data específica deve desenvolver uma estratégia de marketing voltada para atraí-los.
Afinal, qual a definição de público-alvo?
Um público-alvo pode ser definido como um grupo de pessoas que compartilham características comuns e, portanto, têm o mesmo interesse nos produtos e serviços oferecidos por uma determinada marca.
É um componente da sociedade dedicado a estratégias de marketing e vendas, com foco principal no desenvolvimento de relacionamentos e soluções de venda.
Quando uma empresa especializada em aluguel de aluguel de escorregador determina seu público-alvo, ela coleta informações pertinentes sobre essas pessoas, como:
- Faixa etária;
- Nível de escolaridade;
- Região;
- Renda;
- Desejos;
- Sonhos;
- Experiências;
- Hábitos.
O público é formado por pessoas com características que condizem com a proposta da marca e combinam com as soluções que ela oferece.
É por isso que esse segmento tem maior probabilidade de comprar produtos e serviços. As estratégias devem ser projetadas para atraí-los.
A importância em conhecer o público-alvo
Ter um público-alvo claro é fundamental por vários motivos. As empresas precisam entender as características dessas pessoas para tornar seu comportamento mais decisivo e aprimorar seus esforços e soluções.
É possível destacar essa importância com uma clínica veterinária próximo a mim. Devido à composição do público, as estratégias de marketing e vendas devem ser compatíveis com as características do público-alvo que possui animais de estimação.
Porém, em determinadas datas específicas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, Dia do Pet, entre outras, a mesma clínica terá de montar estratégia para atrair consumidores mesmo nessas datas.
Qualquer empresa, como uma universidade técnica que possui curso aviação comercial, pode mudar sua estratégia de comunicação em função de determinadas atividades, mas isso não mudará seu principal público-alvo.
Em geral, eles determinam os canais que são mais eficazes para estratégias de marketing, abordagens de vendas e outras práticas que levam a uma venda.
A demografia de uma loja que vende squeeze personalizado lembrancinha e tem um público jovem que passa muito tempo no Instagram. Para ela, não vale a pena gastar muito dinheiro com anúncios no Facebook ou no Twitter.
Outro aspecto significativo é que as características do público-alvo também afetam a precificação de produtos e serviços.
Em geral, entender a demografia do público é essencial para que a organização não perca tempo ou dinheiro tentando se comunicar com as pessoas erradas ou que não compartilham da proposta de valor da marca.
Além disso, se uma empresa de eventos divulgar o preço de aluguel de mesa para festa infantil e entender as preocupações, desejos e necessidades de seu público, poderá estabelecer uma relação mais duradoura e de confiança com o público.
No entanto, para isso, as empresas devem ficar atentas para não confundir público-alvo com persona, pois apesar de ser um erro nos negócios, essa confusão pode custar muito para uma organização. Sendo assim, entender essa definição se torna fundamental.
Público-alvo e persona: quais as diferenças?
Inicialmente, tanto o público-alvo quanto a persona parecem ser semelhantes, pois são as pessoas com as quais as ferramentas de marketing desejam se conectar. Entretanto, existem diferenças em seus conceitos.
Enquanto o público-alvo é geralmente definido como um conceito singular que compartilha características comuns, a persona é a representação idealizada de um cliente.
É construído a partir da descrição de um personagem até o que a empresa deseja de seus consumidores, com base na pesquisa, no perfil, nas ações e nas características.
Apesar de ser baseada principalmente em dados demográficos e geográficos, a persona é uma descrição detalhada que se concentra nos hábitos, gostos, necessidades e pontos problemáticos do cliente.
Em uma descrição básica, o público-alvo é empregado como estratégia de marketing para se posicionar no mercado, com foco em atingir o público em geral.
A persona é o consumidor que deseja interação por meio de estratégias de marketing baseadas em conteúdo.
Ambos os métodos são possíveis através da mídia social, um modelo de relacionamento de uma loja especializada em capa para violão folk acolchoada que envolve interação ou outro modelo de relacionamento que compartilha semelhanças.
Como uma empresa pode conhecer o público-alvo?
O método para encontrar o público-alvo certo pode variar dependendo da empresa e do nicho de mercado, mas a maioria deles depende de análises ou pesquisas de mercado para saber mais sobre o público-alvo do negócio.
Isso facilita o reconhecimento dos indivíduos mais compatíveis com a empresa ou marca. Como resultado, a divisão do trabalho para “conquistá-los” é mais específica.
Com isso, um serviço de troca de tela Asus se especializou em encontrar quais empresas precisam que seus produtos sejam entregues com mais rapidez e quais tipos de clientes demandam esse estilo de atendimento.
Porém, antes de tentar atrair seu público-alvo, é indispensável entender como conquistá-lo e todas as estratégias, é fundamental lembrar que antes de mais nada é preciso entender bem o produto ou serviço oferecido pelo negócio.
Outra área de foco das empresas é a internet, mais especificamente os anúncios, na hora de encontrar o público ideal.
Como a web é um vasto território que hospeda uma variedade de diferentes tipos de conteúdo, algumas ferramentas de marketing podem ser úteis para encontrar os ambientes digitais que são alvos frequentes.
Sejam redes sociais, blogs ou sites que se assemelham a sites. As campanhas publicitárias podem ser utilizadas com grande eficácia para isso, principalmente se a linguagem utilizada for a do público-alvo pretendido.
Em última análise, um produto ou serviço que se comunica de forma mais eficaz com os consumidores e entende suas necessidades tem mais chances de sucesso no mercado.
Meios para as marcas se comunicarem com o público
Existem vários métodos para transmitir informações ao público-alvo. Alguns dos métodos mais comuns incluem:
1. Marketing por e-mail
O marketing por e-mail é um método eficaz de manter contato com as pessoas e tentar recrutar novos clientes e consumidores.
As empresas podem enviar por e-mail boletins informativos, ofertas especiais e atualizações, por exemplo.
É vantajoso porque facilita a comunicação direta com os usuários sem interferência externa, ao contrário de outras plataformas.
2. Anunciar de forma paga
As empresas podem utilizar plataformas de publicidade on-line, como Google Ads ou Facebook Ads, para direcionar seus anúncios a um grupo demográfico específico e direcioná-los para sites ou páginas de destino específicas.
As pessoas procuram de tudo na internet e, a partir de então, encontram soluções que atendem às suas necessidades e acabam por adquirir um produto ou serviço.
3. Investir em criar conteúdo
Toda empresa deve utilizar seu próprio site e blog para compartilhar conteúdo informativo e educacional com seus clientes e potenciais clientes. Isso pode incluir artigos, vídeos, infográficos e webinars.
A produção de conteúdo relevante é fundamental para construir a autoridade da marca e a presença online de uma empresa, mas as diretrizes que eles apresentam precisam discutir tópicos que sejam genuinamente interessantes para o público da sua marca.
4. Utilizar as redes sociais
Sites de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn são canais de comunicação benéficos para as empresas.
Eles permitem que as empresas se comuniquem diretamente com seus seguidores e clientes em potencial, além de compartilhar conteúdo que informa os seguidores sobre novos produtos e serviços.
5. Realizar eventos
As organizações podem participar de eventos como feiras, seminários e workshops para se conectar com seus clientes atuais e potenciais. Isso facilita o desenvolvimento de conexões pessoais e a criação da marca.
Os eventos presenciais ainda são benéficos porque os consumidores gostam de frequentar esses locais para conhecer novos produtos e anúncios.
Além de divulgar os produtos e serviços, os eventos são também uma forma de conhecer mais profundamente as pessoas que se interessam pelos produtos e serviços da empresa.
Considerações finais
Os públicos-alvo são cruciais para que uma organização conheça melhor as pessoas com quem compra, desenvolva uma boa estratégia de comunicação e melhore seus produtos e serviços.
Criar esse identificador é uma forma genuína de conquistar pessoas, demonstrar o valor dos produtos da empresa, otimizar investimentos em marketing e maximizar retornos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.