Quais os benefícios de se investir em Inteligência Artificial para vendas na internet?

Com o avanço das ferramentas de informatização da vida cotidiana, é fundamental que se compreenda alguns aspectos disso aplicado ao mercado. Por essa razão, aqui, serão feitos alguns apontamentos sobre os benefícios de utilizar a Inteligência Artificial.

Diante das demandas mercadológicas para o mundo digital que vêm se acentuando cada vez mais, surge a necessidade de se entender os porquês e como esse comportamento pode ser auxiliado pelo uso de novas ferramentas.

É muito comum perceber que o consumidor está cada vez mais informatizado. Isso significa dizer que cada vez mais compras são feitas no ambiente digital e menos no ambiente físico.

Por isso, há uma necessidade de se estabelecer na internet de forma suficientemente perceptível e atraente.

Supondo que uma empresa que oferece curso Nr 01 aposte apenas em meios offlines para se estabelecer, isso pode ser um grande erro.

Afinal de contas, é no ambiente digital que é possível, inclusive, se apresentar para um público especificado.

Nesse sentido, é importante o estabelecimento das empresas no e-commerce, além, claro, de outras perspectivas de marketing de conteúdo.

Diante da contratação de algumas ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo, já é possível se obter algumas percepções positivas:

  • Otimização de atendimento;
  • Dados apurados;
  • Conversão de leads;
  • Maior impacto.

Essas vantagens tem muito a ver com a capacidade de sustentação de uma boa política dentro da vida digital através do uso da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial: o que é?

O termo Inteligência Artificial, normalmente, faz com as pessoas o remetam a filmes de ficção científica. Isso se dá por causa do grande entusiasmo da época em que o termo foi criado, nos anos 1990.

Quase três décadas depois, essa perspectiva é mais do que realidade. Entretanto, é preciso entender o que, de fato, implica os seus significados.

Longe das distopias literárias, a Inteligência Artificial é uma grande aliada do dia a dia empresarial.

A partir de programações complexas, ela consegue automatizar algumas ações que, em outro momento, seriam tomadas de forma mais alongada.

Por exemplo, a própria lógica dos algoritmos que conseguem identificar um possível contratante para o serviço de alinhador automotivo 3D e, assim, integrá-lo a um ambiente de compras, já é um mecanismo baseado nesses princípios.

Ou seja, o que antes era uma perspectiva imaginária das literaturas mais avançadas, agora, é lugar comum na vida cotidiana.

Por que utilizar?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o uso da Inteligência Artificial para o ambiente de e-commerce não funciona apenas como automatização, mas, sim, como um mecanismo de levantamento de certos aspectos.

Por isso, é fundamental que as plataformas das empresas estejam integradas com essas ferramentas. Com isso, é possível ter uma melhor compreensão do mercado e da atuação.

Para ficar um pouco mais claro, é preciso avançar sobre algumas das principais vantagens de se apostar na Inteligência Artificial para o melhorar a integração de vendas na internet.

Controle de dados

Esse é o centro de tudo que diz respeito às estratégias online. Não há possibilidade de se obter bons resultados sem que os dados sejam o norte embasador de tudo.

É possível, através de ferramentas de Analytics, por exemplo, entender o fluxo do site de vendas.

Essa perspectiva, facilita na hora de tomar algumas decisões sobre no que investir, uma vez que é possível obter a compreensão dos hábitos daquele público.

Há, também, a possibilidade de utilizar mecanismos internos da própria empresa para constituir uma melhor apuração dos dados.

Uma das opções são as ferramentas de CRM que consistem em compilar os dados fornecidos pelo cliente.

Suponha-se que em uma empresa que vende pão de queijo para revenda haja um grande fluxo de usuários através do Google, é possível, então, investir mais nessa ferramenta para obter ainda mais acessos.

Esses dados são fundamentais para que se possa instaurar novos mecanismos de estruturação de estratégias.

Ofertas personalizadas

É possível, a partir dos dados citados acima, personalizar ainda mais as ofertas para os clientes.

Esses possíveis contratantes de uma marca, ao entrar no site e fornecer alguns dados, torna-se leads.

É necessário, agora, qualificá-los. Ou seja, não há porque deixar que essa oportunidade vá embora.

Se o cliente entrou em um site de insumos industriais e, porventura, deixou informações que o identificam como gestor de uma empresa de estoque ou de logística, é possível personalizar a oferta para a venda de empilhadeira elétrica 2000 kg.

Sem uma aposta em Inteligência Artificial não seria possível fazer essa identificação e oferecer exatamente o que aquele cliente precisava.

Atendimento preciso

Aqui, no entanto, é possível também compreender o cliente de forma mais ativa na equação de vendas.

Por isso, é fundamental que algumas atitudes sejam tomadas para que ele possua uma melhor desenvoltura no trato com a empresa.

Uma das perspectivas possíveis é através dos chatbots que auxiliem no atendimento de forma mais automatizada.

Essa ferramenta consiste no vínculo dos meios de comunicação da empresa com ferramentas de automatização de respostas para questões recorrentes.

Supondo que o cliente está buscando respostas sobre requalificação urbana projetos. Entretanto, as perguntas recorrentes sobre o tema acabam congestionando o fluxo de atendimento.

É possível estabelecer chatbots para perguntas frequentes sobre o tema, deixando as partes mais complexas para o contato humano.

Remarketing de forma precisa

Outra perspectiva bastante importante que o uso de Inteligência Artificial dá, é a ideia do remarketing mais apurado.

Essa técnica consiste na elaboração de campanhas personalizadas a partir de dados já fornecidos pelo usuário.

Por exemplo, um usuário entrou em um portal que trata do assunto de piscinas para ver como consertar piscina, já é possível identificá-lo como um ente de interesse.

Se ele, porventura, foi além e forneceu dados de e-mail e outras formas de contato, a marca pode dar sequência à estratégia de forma ainda mais detalhada.

Com relação ao e-mail, é possível personalizar as ofertas de acordo com os seus hábitos de consumo.

Imaginando que o usuário informou que ele possui uma piscina de fibra em sua casa. A partir daí, já é possível oferecer produtos para limpeza e manutenção para esse tipo de material.

Aplicando no e-commerce

Compreendendo os benefícios dessa dinâmica, já é possível estabelecer algumas dicas para o melhor aproveitamento da Inteligência Artificial dentro das vendas onlines.

Antes de qualquer coisa, é primordial ter em mente algumas perspectivas para se iniciar nesse meio.

No caso, é possível, através de algumas métricas, entender quais aspectos precisam ser melhorados para melhor desempenho do e-commerce, são elas:

  • Taxa de conversão;
  • Taxa de carrinhos abandonados;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  • Retorno do investimento (ROI).

As métricas supracitadas são algumas das principais para se estabelecer uma boa análise de dados.

A primeira diz respeito ao percentual de clientes que são convertidos em vendas. Eles são fundamentais para entender se as estratégias estão obtendo resultados.

Já a taxa de carrinhos abandonados diz respeito aos clientes que desistiram de efetuar a compra.

Essa métrica pode acabar norteando alguns pontos importantes como, por exemplo, as estratégias de remarketing citadas acima.

Se um usuário abandonou uma rede para sacada no carrinho, já é possível comunicá-lo de que há um desconto se a compra for efetuada.

Do ponto de vista dos investimentos da empresa, é possível analisar o CAC e o ROI de cada campanha de marketing.

O custo de aquisição diz respeito ao montante investido em uma campanha e seu retorno aos clientes. Ou seja, o custo de cada lead convertido.

E, por consequência, o ROI diz respeito ao retorno total obtido a partir desses investimentos feitos.

Se a empresa fez um investimento de cem reais para a venda de churrasqueira pré moldada predial quadrada e o número de contratantes do serviço foi de cinco pessoas, o custo de cada cliente foi de vinte reais.

Agora, se essas vendas renderam para a empresa um lucro de 150 reais, é possível entender o ROI como sendo referente à 50% do valor investido.

Considerações finais

Em virtude de todos os pontos levantados neste artigo, é possível perceber o quão fundamental pode ser a adoção da Inteligência Artificial para a manutenção de boas práticas de vendas.

Seja no controle de dados para ofertas personalizadas ou na automatização de processos, ela pode ser grande aliada na hora de se construir uma estratégia de marketing.

Levando em consideração algumas métricas, é possível, também, elaborar e reelaborar as rotas de investimentos adequadas para cada momento.

Portanto, é fundamental dizer que um ambiente cada vez mais informatizado, exige das empresas um empenho em cima dessas práticas.

O uso da Inteligência Artificial não é mais um cenário de ficção científica, mas, acima de tudo, uma realidade concreta e material do mercado e, por essa razão, é necessário se adaptar a essa realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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