Vale a pena investir em conteúdos mesmo?

Na era da grande produção de conteúdos é importante que os empreendimentos mantenham-se por dentro da tendência, que é uma das estratégias mais importantes e populares do marketing digital, atingindo um grande público.

Estando ligada com o grande acesso a internet e, consequentemente, as mídias digitais, a produção de conteúdo é um extenso nicho que possibilita o caminho para outros campos, como o do engajamento, o das vendas e do posicionamento de marca. 

Podendo ser colocada em prática por empresas de qualquer segmento, como de serralheria grades, por exemplo, a metodologia é repleta de vantagens, tanto que hoje domina o mercado, gerando empregos e agências especializadas no assunto. 

O que é a produção de conteúdo 

Vídeos, postagens em blogs, imagens, podcasts, jogos, e-books, infográficos e muitos outros materiais são exemplos da produção de conteúdo na internet. Essa ferramenta é caracterizada pela elaboração de peças que sejam de interesse público. 

Afinal, a internet é formada por um grande acervo de informações, ideias e divulgação de serviços e produtos, elementos que são buscados diariamente por qualquer pessoa que tenha acesso ao mundo virtual. 

E quando se fala sobre produção de conteúdo, não há como citar esse campo sem falar de um outra esfera, o Inbound Marketing, que nada mais é que um conjunto de estratégias que têm como principal intuito atrair a atenção e encantar potenciais consumidores. 

Para ficar mais claro, é possível usar como exemplo uma empresa que vende solda em geral que deseja aumentar a cartela de clientes e também se tornar conhecida no mundo virtual, estendendo essa autoridade para fora das telas. 

Para conquistar esse objetivo, a empresa passa a produzir conteúdos diversos, como postagens no blog que abordam os seus materiais, como utilizar solda, curiosidades sobre o produto e outros temas que estão sendo sempre buscados por quem se interessa sobre. 

A partir dessa extensa produção, as chances do empreendimento ser encontrado na rede quando alguém pesquisar sobre o tema são grandes. E esse destaque acaba levando vários internautas a conhecerem o negócio e até mesmo entrar em contato com ele. 

O exemplo citado acima é um breve resumo de como funciona o Inbound Marketing e como ele precisa da produção de conteúdo para ser colocado em prática. Essas estratégias atraem pessoas e otimizam as etapas da jornada do funil de vendas. 

Por isso é importante que negócios de qualquer ramo apostem na produção de conteúdo para alavancar as suas vendas, melhorar o seu posicionamento na internet, no mercado e para criar uma conexão com os futuros clientes e com consumidores já fidelizados. 

As vantagens da produção de conteúdo 

Repleta de benefícios para a empresa ou até mesmo pessoa que deseja se tornar um influenciador digital, a produção de conteúdo atinge diversas camadas e estimula ainda mais o crescimento da marca, seja uma mousepad empresa ou confeitaria. 

Além disso, a sua aplicação ainda faz com que o empreendimento fuja do comum, que é apenas vender o produto, e adentre em um novo comportamento que tem se tornado cada vez mais importante para o seu desenvolvimento, que é a humanização da marca. 

Esse novo tipo de sentimento entre marca e cliente tem gerado a criação de novas interações que proporcionam um movimento muito importante, que é a fidelização. Ou seja, o consumidor cria um carinho pelo que consome, fugindo dos concorrentes. 

No entanto, é preciso estabelecer que essa não é a única vantagem que a produção de conteúdo pode trazer para uma empresa. Outros benefícios dessa estratégia são: 

  • Melhor alcance do empreendimento;
  • Criação de valor para os consumidores;
  • Mensuração de resultados;
  • Desenvolvimento de outras estratégias;
  • Resultados com custo-benefício.

Cada tópico acima trabalha de uma forma interligada, aparecendo para quem os aplica quando a produção realizada é condizente com o que espera o público-alvo. Sendo assim, torna-se importante destrinchá-los.  

  1. Melhor alcance do empreendimento  

Suponha-se que uma loja de etiqueta metálica adesiva atue somente em um estado do Brasil. Esse empreendimento é muito conhecido por várias cidades desse estado e já é referência na região, sendo o mais procurado por quem deseja comprar etiquetas. 

Porém, os seus donos desejam expandir a marca e vender os seus produtos no e-commerce também, que é a venda online. Mas eles se esbarram com o sentimento de que apesar de ter referência no estado em que vivem, o restante do país não os conhece.

Para mudar essa situação, uma estratégia que pode ser colocada em prática é o desenvolvimento da produção de conteúdo no mundo digital. Ou seja, essa empresa pode criar um blog, vídeos educativos sobre o produto e criar conteúdos nas redes sociais.

Dessa forma, ela poderá ser vista por pessoas de qualquer lugar do Brasil e até mesmo do mundo, tornando-se mais conhecida e conquistando uma maior cartela de clientes. 

  1. Criação de valores para os consumidores

Um outro ponto que é bastante vantajoso é o engajamento da audiência. Isto é, o empreendimento estará criando materiais para que o seu público consuma ainda mais o seu serviço ou produto, e o deixando mais próximo da marca. 

Além disso, é por meio desse conteúdo presente no digital que o negócio irá conquistar novos leads, pois estará dando algo de valor para essas pessoas, que é a informação que elas buscaram na internet. 

Para exemplificar, uma loja de telhas térmicas trapezoidais possui vários vídeos mostrando como escolher a melhor telha, como aumentar a durabilidade do produto, como limpar e outras dicas que frequentemente são buscadas.

Com isso, os usuários que assistirem esses vídeos podem se inscrever no canal dessa loja e segui-los nas redes sociais, pois encontraram um bom conteúdo sobre as suas dores, podendo até mesmo comprar as telhas na loja. 

  1. Mensuração de resultados 

Diferente da mídia externa, que podem ser outdoors e panfletos, a produção de conteúdo para a internet possibilita uma visão numérica de quem consumiu o que foi postado, dando uma mensuração de resultados mais palpáveis. 

É como se uma vendedora de rastreador veicular com chip de celular colocasse um outdoor em uma rua movimentada e apenas ficasse na suposição de quantas pessoas foram impactadas pelo material de divulgação. 

Já, se essa mesma empresa postar sobre o produto em uma rede social, por exemplo, ela poderá ver o alcance da publicação, o número de curtidas, quantas pessoas salvaram e outros dados que são importantes para a criação de estratégias. 

  1. Desenvolvimento de outras estratégias 

E por promover informações importantes, a produção e conteúdo também impulsiona a criação de outras estratégias que irão alavancar a autoridade da marca no mercado e também a aquisição de novos consumidores. 

Para ficar mais claro, vamos supor que uma oficina mecânica queira aumentar o seu número de seguidores nas redes. Para que isso ocorra, eles podem produzir conteúdo para o e-mail marketing que após as informações, leva o usuário para o perfil na rede social. 

Ou seja, a produção de conteúdo funciona como uma espécie de corredor que leva o consumidor para a sala que ele realmente precisa entrar. 

  1. Resultados com custo-benefício 

Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela gera grandes resultados, como os que foram citados acima, sem precisar de um orçamento robusto, pois é possível produzir assuntos com materiais acessíveis, diferente de outras estratégias do marketing. 

Esse custo-benefício é claro que será positivo, pois a renda que sobrar poderá ser aplicada em outras estratégias que irão ajudar o empreendimento a atingir o status e o público-alvo que ele deseja, ocasionando em resultados visíveis.

Como produzir conteúdo  

Para uma boa produção de conteúdo é essencial que se tenha um profissional que entenda não só do nicho que irá atuar, mas também para qual parte da internet essa produção será direcionada. 

Existem diversos canais abertos para isso, como as redes sociais, o e-mail marketing, blog, site institucional, plataformas de vídeo e áudio e sites especializados em apenas imagens.

Tendo essas duas informações que são primordiais, o próximo passo é adaptar o que vai ser comunicado para a linguagem do canal. Se for uma imagem, ela precisa ter o texto em tópico, se for um vídeo, precisa ser mais informal, e assim por diante.

O último passo é revisar o conteúdo que foi criado antes de ele ir para o ar, retirando todos os erros, sejam gramaticais ou de comunicação e por fim, publicar o conteúdo seguindo as diretrizes do local que será publicado. 

Considerações finais 

A produção de conteúdo é uma chave que abre um universo de possibilidades para os empreendimentos, seja no mundo virtual ou no mundo real. Ela é uma forma positiva de atrair novos consumidores e fazer a marca se tornar uma referência no mercado.

E o melhor de tudo é que as suas vantagens podem ser vivenciadas por qualquer tipo de negócio, seja ele uma loja de roupas ou uma loja de rastreador de carros via celular

Qualquer empreendimento pode aproveitar essa estratégia de marketing e se posicionar como autoridade no mercado em que atua. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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