O WhatsApp é uma ferramenta muito importante para as empresas nos dias de hoje, afinal, o aplicativo faz parte do dia a dia das pessoas, portanto, dos clientes das marcas.
Desde que surgiu, as organizações e os próprios consumidores começaram a perceber as vantagens de usar essa ferramenta para se comunicar.
Ela traz mais facilidade e agilidade para o dia a dia, além de evitar os incômodos do atendimento por telefone. Antigamente, os consumidores perdiam muito tempo em ligações para a central de atendimento.
Além disso, os canais eram mais limitados, mesmo quando já existia o e-mail e outras redes sociais. Atualmente, 96,4% da população brasileira usa o aplicativo, ou seja, dificilmente a marca não vai conseguir falar com seu cliente por meio dele.
Mas além de facilitar a comunicação, a versão Business da ferramenta traz diversos outros facilitadores, podendo até mesmo vender e receber pagamentos. Mas para aproveitar todos esses benefícios, é necessário saber abordar os consumidores.
Para esclarecer melhor o assunto, este artigo traz algumas dicas para abordar o cliente no WhatsApp e qual a importância das redes sociais para se comunicar com os clientes.
Dicas para abordar o cliente no WhatsApp
WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que faz parte do dia a dia das pessoas. Atualmente, os consumidores preferem se comunicar com as marcas por meio dele, devido a todas as facilidades que traz.
Mas a empresa não pode simplesmente pegar o contato de uma pessoa e enviar uma mensagem. Na verdade, a abordagem precisa ser bem elaborada, considerando algumas estratégias importantes, como:
Explicar como chegou até o cliente
Uma pessoa que está pesquisando sobre valor de curso de aeromoça talvez tenha apenas uma curiosidade ou esteja apenas comparando preços. Por isso, a organização precisa saber abordar esse indivíduo.
Para conversar com alguém no WhatsApp, é necessário o número de telefone pessoal do usuário, portanto, é um meio de contato íntimo e ninguém gosta de receber mensagens de desconhecidos, mesmo que seja de uma empresa.
Tendo isso em vista, quando o negócio envia uma mensagem, precisa explicar para o cliente como chegou até ele. Isso é importante porque traz mais segurança, principalmente por conta da quantidade de golpes que acontecem dessa maneira.
A organização precisa ser sincera e explicar como conseguiu o número e o motivo de seu contato logo em seguida.
Ser objetivo na conversa
O foco dessa abordagem é o cliente, por isso, é um erro tentar falar com a pessoa como se ela fosse alguém próximo. Uma clínica veterinária próximo de mim precisa elaborar uma mensagem que gere valor e agregue algo válido.
O vendedor, por sua vez, precisa se comportar como um consultor, portanto, não deve ser invasivo, insistente ou inoportuno.
Também não se pode demorar demais, ser muito insistente, além da necessidade de encontrar o tom de voz correto durante a conversa.
Outra coisa importante é evitar abreviações, usar palavras muito difíceis ou enviar áudios muito longos.
Mostrar profissionalismo
Nem sempre os clientes importam, mas a verdade é que o contato comercial precisa ser profissional, demonstrar comprometimento e ser sério.
Também não se deve exigir do cliente que entenda o contato pessoal da mesma forma como compreende um contato comercial.
Com a conta profissional, a marca poderá usar recursos específicos, como mensagens automáticas para enviar respostas, trazendo mais agilidade no retorno com os clientes. Também é possível ver o status da mensagem, como:
- Enviada;
- Entregue;
- Recebida;
- Lida.
Ter essas informações é muito importante para medir as estratégias usadas pelo negócio e o desempenho das mensagens.
Programar-se para o envio
É interessante deixar no status o horário de atendimento por WhatsApp e programar o envio das mensagens para os clientes. Uma clínica de homeopatia para alergia a gatos também deve ter tempo para responder às mensagens no mesmo dia.
O empreendedor precisa evitar ansiedade e nervosismo porque nem sempre as pessoas vão responder de imediato, além disso, existem muitos usuários que nem mesmo respondem.
Divulgar o canal de atendimento
O cliente precisa saber que o negócio presta atendimento por WhatsApp, mas, ainda assim, é importante divulgar um telefone fixo e e-mail, caso o consumidor prefira esses caminhos.
Ter diferentes tipos de canais é muito positivo porque facilita o contato para o cliente e o negócio tem mais chances de se comunicar com as pessoas.
Definir quem vai receber a mensagem
Definir quem vai receber a mensagem é muito importante para fazer sua composição. Por exemplo, se for um cliente antigo, a marca tem mais intimidade para conversar com ele e trocar mensagens.
Agora, quando se trata de um cliente novo, o ideal é enviar a mensagem depois que ele já comprou um produto ou serviço para decidir a abordagem que será usada.
Mas se uma clínica veterinária perto de mim quiser se comunicar com um cliente que ainda não conhece, então pode justificar o contato depois que ele preencheu um formulário no site ou solicitou um orçamento.
Fazer uma lista de transmissão
A lista de transmissão é uma ótima opção, mas precisa ser usada com cuidado. Trata-se de contatos com quem a marca deseja se relacionar.
Só que eles precisam ser separados de acordo com o produto ou serviço e a mensagem precisa estar relacionada a isso.
Importância das redes sociais
As redes sociais, de um modo geral, são muito importantes para as empresas. Em primeiro lugar, são canais que ajudam a propagar a mensagem da marca e fazem com que ela esteja mais visível para o público.
Além disso, uma oficina especializada em troca correia dentada land rover será impactada de muitas maneiras diferentes. Alguns dos maiores benefícios são:
- Identificação com a marca;
- Imediatismo no atendimento;
- Posicionamento efetivo;
- Feedback dos clientes;
- Aumento dos lucros.
Pessoas que seguem uma empresa nas redes sociais são mais do que clientes, isso porque elas se identificam com a proposta do negócio e se interessam pelo que ele tem a dizer.
Essa identificação estimula o compartilhamento de conteúdo e a disseminação da marca. As redes sociais também são ferramentas muito úteis para compreender o perfil dos consumidores que estão cada vez mais apressados e exigentes.
Ninguém gosta de ficar muito tempo no telefone para resolver um problema ou ter sua necessidade atendida, mas com as redes sociais, tudo isso fica mais fácil, a exemplo do WhatsApp.
Até mesmo com a ajuda do Messenger fica mais fácil oferecer atendimento ágil, individualizado e personalizado, do jeito que os consumidores esperam.
Mas além de criar seu perfil nas redes sociais, uma autoescola de aulas particulares para habilitados deve gerenciá-lo e criar conteúdos relevantes que estejam relacionados ao negócio.
É assim que a companhia vai se posicionar de maneira efetiva nas redes sociais, afirmar sua personalidade, mostrar quais são suas causas, interagir com os seguidores e aumentar sua credibilidade.
São excelentes canais para aumentar a popularidade do negócio, prospectar clientes e fidelizar quem já compra com a marca.
Quando a comunicação com o cliente é mais fácil, a organização consegue obter o feedback que precisa para amadurecer.
Se a página receber algum tipo de comentário injusto, uma reclamação ou qualquer outro tipo de conteúdo negativo, é necessário demonstrar simpatia e atenção para resolver o problema.
É assim que uma gráfica especializada em receituário nutricionista vai driblar os desconfortos e fazer algo útil com a opinião deixada pelos seguidores.
Cada comentário precisa ser visto como uma oportunidade de aprender e melhorar ainda mais os produtos e serviços.
Por fim, as redes sociais são muito importantes na comunicação com os clientes, visto que geram lucros para o negócio.
Quando os consumidores são bem atendidos, passam a se identificar com o negócio e se engajam com a marca. Ao longo do tempo, vão comprar algo da empresa e indicá-la para outras pessoas.
Com a ajuda de seus próprios clientes, uma empresa especializada em projeto elétrico padrão concessionária vai conseguir impactar outros consumidores e mostrar o valor de suas soluções.
O WhatsApp é uma das melhores plataformas para isso porque abre ainda mais o espaço para que as pessoas possam se comunicar com o negócio.
Hoje em dia, é praticamente automático procurar esse meio de contato com as organizações, assim sendo, além de outras plataformas, a companhia também precisa do WhatsApp.
Considerações finais
Na era da informação e da tecnologia, a comunicação rápida é um dos elementos mais importantes para que a corporação consiga se destacar no mercado em que atua.
Existem diversos recursos que podem ser utilizados no planejamento de marketing, comunicação e vendas, e um dos mais importantes é o WhatsApp.
Por meio de boas práticas, ele se torna um excelente canal para conversar com os clientes, manter um relacionamento próximo com eles e vender.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.